quinta-feira, 9 de abril de 2009

É TRISTE ESTAR TRISTE





É muito mais contemporâneo estar deprimido. Estar triste já não se usa. Para que serve estar triste? Não se dá dinheiro a ganhar às farmácias, não se marca consulta para o médico nos alterar o estado de espírito e também, nem sempre é fácil, explicar porque se está triste. Por que é que se tem de explicar porque se está triste? Está-se triste porque se está triste e mais nada.
A tristeza existe como existe a alegria. As vezes também não se sabe porque se está alegre, são estados de espírito.
É fundamental conhecer a tristeza, é bom, aconchegante.
Viver cansa, por isso é necessário alternar os estados de espírito.
Aliás, seria bom que ao levantar, decidíssemos o nosso estado de espírito para esse dia, para melhor sabermos o que havemos de vestir. Sei lá, para a tristeza o roxo, por exemplo; para a alegria, o amarelo; para nem uma coisa nem outra, o verde e assim por diante. Tornava-se mais fácil viver o dia a dia, sem termos de explicar porque estamos tristes ou contentes, tarefa bastante difícil de levar a cabo, como se sabe.
Seria algo de parecido com as máscaras do teatro grego. Assim, toda a gente sabia interpretar o sentimento, estado de espírito do outro, não havendo lugar a falsas percepções, confusões, perguntas estúpidas e tantas outras coisas que surgem por difícel descodificação dos estados de alma de cada um de nós.