segunda-feira, 31 de maio de 2010

ÓDIO E LOUCURA




HOJE SOU PALESTITIANA

19 mortos e mais de 4 dezenas de feridos todos activistas pacifistas da frota que transportava ajuda humanitária para Gaza em navio turco.
Foram atacados e mortos por um raid israelita. Para se defenderem dos criminosos sionistas de Israel, tinham barras de ferro e punhais.
Benjamim Netanyahu disse que o comando que assaltou o navio da frota humanitária para Gaza estava sob ataque. O ministro da defesa israelita Ehud Barak diz que os soldados que mataram hoje os activistas foi em legítima defesa e que os organizadores da expedição e seus participantes eram os únicos responsáveis pelo que aconteceu e disse mais, disse: "viram-se obrigados a utilizar métodos antidistúrbio e armas de fogo (chamou-lhe assim ao raid), ao sentirem as suas vidas em perigo quando um membro da tripulação roubou uma arma.
E está tudo dito sobre o que é a mentira, a loucura e o ódio.
Um dos exércitos mais poderosos do mundo que ataca os palestinianos que se defendem com pedras, o navio turco que se defende com barras de ferro e punhais e o que possa ter à mão, o que lhe pode acontecer mesmo com a Comunidade Internacional toda contra, se tem os E.U. a continuar a proteger o seu sionismo, a esconder as suas bombas nucleares, a continuar a falar do Irão e do seu Nuclear, para desviar as atenções destes seus capachos, destes criminosos que continuam a matar inocentes em nome da sua loucura. Estes fanáticos terroristas, este radical terrorismo de estado continua a ser apoiado pelas grandes potências, em especial pelos E.U. e obviamente pelos seus lacaios.
Pedras, punhais, barras de ferro contra o 2º melhor exército do mundo. O que é isto, de que se trata?
TRATA-SE DE ÓDIO, LOUCURA E DESPROPORÇÃO.
Se não for hoje, amanhã será, os E.U. irão continuar a falar do Irão e do seu nuclear e a LAMENTAR as vítimas da Frota da Liberdade que transportava ajuda humanitária para a faixa de Gaza.
Hoje e amanhã sou palestiniana, estou com esse povo martirizado porque Israel passou há muito de povo oprimido para povo opressor.
Assim, só me apetece juntar a esta criança da fotografia que em Londres grita contra esta loucura e injustiça tamanha e convido-vos a fazer o mesmo.

OS NOSSOS ORGULHOS




Primeiro uma declaração de interesses: declaro que não me interesso nada por futebol e até me aborrece bastante abrir a televisão ou a rádio a falarem de meia em meia hora, outra meia hora de futebol. Abrirem telejornais com notícias de futebol, mesas redondas, quadradas e de arquitectura duvidosa discutirem futebol, mas confesso que fico satisfeita pelo José Mourinho ser quem é, e porquê? Porque lhe admiro a personalidade, o carácter e a capacidade de liderança. Gostei como ele se impôs com os ingleses, a forma como se comportou em Itália e a maneira como se apresenta nas entrevistas, conhecedor das suas mais valias, gerindo bem a imagem e a sua marca, já que José Mourinho hoje é uma marca mundial.
Este homem orgulha-nos e não é por ser do futebol, mas por ser um português que se sabe impor no estrangeiro, que não se atraiçoa e que por isso e pela sua força de trabalho e inteligência, vence.
Fico orgulhosa com este meu compatriota.
Há muitos portugueses a brilhar lá fora, em diversas áreas e orgulho-me com todos e todas, em especial, com os jovens investigadores que tão bem se têm portado nas diversas Universidades por onde passam. Refiro aqui o Mourinho e o meu orgulho, apenas por ser mais mediático e, fundamentalmente, pelo tipo de personalidade - ele fez de si um campeão e mais do que isso, consegue manter e gerir esse topo onde chegou.
PARABÉNS JOSÉ MOURINHO!

sábado, 22 de maio de 2010

A TODOS OS QUE AINDA NÃO ENSANDECERAM

Vivemos uma espécie de concursos de pesadelos. Todos os dias é-nos anunciado maldades novas, impostas velhacarias sem fim. Entramos todos, todos não, mas quase todos, sem saber nesta guerra. Agora vamos ver os nossos impostos ser aumentados de novo, i.é, ficamos com menos ordenado, os que ficam, porque muitos há que nem ordenado têm, dizem que é para nosso bem e o que vemos é que apenas se trata de não beliscarem, nem um milímetro, as fortunas arrecadadas nos offshores dos criminosos que nos combatem neste terrorismo estatal económico da Europa e da América, essencialmente.
Ontem, convocaram-nos para umas eleições e mandaram-nos escolher programas eleitorais, não nos disseram que era para se divertirem, porque só havia um programa, o de nos roubarem, para eles e para os seus patrôes nada perderem nunca.
Já nem as greves surtem efeito, a não ser que sejam gerais, eventualmente, e que peguem umas nas outras, paralisando todos os negócios de quem coloca o dinheiro roubado nos offshores, mas os trabalhadores ao fazerem grave perdem mais salário e tudo se complica. Nem a coragem resulta, a coragem de sair daqui e ir trabalhar para um país estrangeiro, onde conseguir?
Foi-nos negado o princípio do prazer nestes novos tempos sombrios. Qualquer dia todos nos podemos considerar veteranos de guerra, desta guerra que nos declararam, do desemprego, dos impostos, da depressão colectiva e do mais que por aí virá. Parece um tsunami. Um tsunami que inunda as sociedades na Europa e na América, principalmente. Não há estadistas com talento, todos navegam à bolina.
O que se diz hoje, amanhã ou daqui a bocado, não tem valor nenhum. Bruxelas e os seus tecnocratas prostituídos mandam nos países e empobrecem os povos, mirram-nos para continuarem o seu caminho de lacaios dos obscenos ricos, seus patrões.
Vivemos tempos muito pequenos onde se avalia o que menos vale, feitos de números, que só servem para se contar dinheiro.
Neste mundo onde esses prostitutos do capital praticam a eutanásia diariamente afirmando que são contra ela, declaro que amo cada vez mais os distraídos, aqueles que não pactuam, os que colocam entre os seus olhos e o mundo um muro de distracção, os desinteressados dos bens materiais, os que possuem um quotidiano limpo desses interesses loucos e, com um instinto certo se desviam do injusto, do falso e do inútil.
Amo todos que querem o tempo para os que não o gostam de perder, para os que não se distraem do que lhes interessa.
Quando os encontro parecemos crianças a falar do que nos interessa e explicamos que não precisamos nem de dinheiro nem de fama para sermos felizes.
Há nobreza naquilo que nos une.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

À MINHA AMIGA C



Nunca foi de humildade exagerada. Disfarça a falsa altivez com aquele belo sorriso sempre pronto.
Entrámos na Nave e logo me disse: já tinhas estado com um call-center quase em cima de ti? Sempre lúcida a todos os pormenores, embora se detenha nos insignificantes, porque lhe dá jeito, vai atribuindo papéis a quem cruza consigo: este ser insignificante, aquela mesquinha, horrível e aqueloutro malfeito, sem interesse, nem cabelo tem. Tens a certeza que compraste o bilhete para o filme que escolhemos, perguntou-me. Ri-me, ela sempre me surpreendeu com as suas análises e frases a titulá-las.
É capaz de imaginar todos os pontos de vista, até mesmo que está ali a representar um papel, mas é um excesso, uma insensatez o papel que lhe foi atribuído. Ao princípio rejeitou esse papel, rasgou-o, agora como grande executiva e boa profissional que é, diz que o vai representar porque os bons são aqueles que representam até a lista dos telefones com pose de estrela. Rio-me, mas tenho a certeza absoluta que a vamos aplaudir de pé.
Agora imagina um nome novo para o guião daquele filme,em que ela é uma da actrizes convidadas, isso ela vai mudar e pergunta-me "ISTO NÃO É ENGANO?", que achas do novo título?
A sua racionalidade acorda-a e ouve-se gritar "cuidado", pensa: que chatice, vai haver intermitências do sexo e do espírito.
Nunca pensou tanto em literatura como agora e pensava mesmo enquanto estávamos na fila para o café, que se queria soltar depressa do parêntesis em que a mantinha solenemente fechada e segredou-me, a mim que estava ali: sabes, há duas coisas que abomino, a submissão e a técnica. Arregalei os sentidos, a minha amiga estava a querer dizer-me que todos somos sobreviventes e que estávamos ali, as duas a fazer parte dessa sobrevivência.
Rimos a bandeiras despregadas, e toda a gente olhava, não sei, se calhar. Compensávamos a nossa ausência de conversas, com uma espécie de diário intimo.
Apetecia-nos algo e a nossa fome era cósmica à escala individual.
Bela, a minha amiga, na vanguarda sempre, saiu daquele lugar/palco e declarou: não posso perder a pose, não achas? Dá-me essa carteira, escolhi-a para este papel.
Achei-a fantástica, melhor do que nunca a minha amiga C.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A MORTE TEM PESO






Esta morte pesou-me toneladas. Há outras que pesam tanto como uma pena.

Que soco no estômago levei esta manhã.

Sem as suas análises e denúncias o país fica mais pobre sim e isto não é slogan publicitário ou frase de político em funeral de figura pública, é a mais pura das verdades.

Morreu um homem bom e corajoso, paz à sua alma