sexta-feira, 23 de julho de 2010

CONSTATAÇÃO


Hoje conduz-se pior ainda do que há uns anos atrás.
Porquê?
Muita gente conduz sem carta, é verdade. Muita gente conduz sob o efeito de drogas lícitas ou ilícitas, é verdade. Muita gente conduz com uma mão e pensamento agarrados ao telemóvel, é verdade, mas fundamentalmente há muita gente que não se respeita e que por consequência, não respeita o semelhante. Todos ou quase todos se julgam mais espertos que os demais. Assim, quando vêem um traço contínuo, fazem dele tracejado porque consideram que não devia estar ali; quando encontram uma curva, não reduzem a velocidade porque acham que a sabem contornar guiando como se duma recta se tratasse e por aí adiante.
Por isso eu penso: diz-me como conduzes na estrada, dir-te-ei quem és.
Toda a gente sabe disto, toda a gente está de acordo com o Sr. Lapalisse. Então porque na semana passada se contaram 27 mortos nas estradas portugueses e não sei quantos feridos, alguns deles morrerão ainda ou ficarão deficientes para toda a vida.
Ocorre-me perguntar quanto mortos se contabilizaram no Afeganistão no mesmo período de tempo.
Somos um país em guerra civil há muitos anos.

CONVICÇÃO



Tenho para mim que as pessoas mais "fracas" acabam por se revelar as mais fortes.
E porquê?
Porque com frequência sugam, parasitam, as mais "fortes". Uma pessoa à partida considerada mais frágil, não raramente, coloca-se no raio de actuação doutra que considera mais forte, que escolhe como sua protectora e tal como o que acontece com as plantas ou animais parasitas e árvores predadoras, os fracos sobrevivem aos chamados fortes.
É apenas uma convicção dum conhecimento empírico.
Há ainda os epífitas que apenas se utilizam dos outros para se manterem de pé. Destes alguns são igualmente parasitas porque vão retirando os meios para a sua subsistência àqueles com quem se associam.

LONDRES É GOVERNADA POR UMA CÂMARA



A cidade de Londres tem quase 10 milhões de habitantes e é governada por uma Câmara.

Portugal quantas Câmaras tem? Quantas Juntas e Freguesia? Sabe-se que só o Sr. Primeiro Ministro tem 12 motoristas ao seu serviço. Quantos carros nós pagamos aos autarcas deste país e vencimentos e reformas?

Hoje é o que me vem ao pensamento