sábado, 4 de agosto de 2012

DOIS REGISTOS

Tenho dado dois registos de mim, um mais ligeiro, no facebook e um mais sério, mais confidente; quer uma observação quer outra, a mais estruturada ou a mais momentânea, são testemunhas do que sou como ser pensante, receptor e emissor, como vivo com a realidade que me rodeia, fruto da minha experiência, necessariamente limitada e imperfeita.
Fica ainda uma parte sempre indefinível, ainda que inventá-la seja a minha preocupação mais funda.
A parte confidente é a testemunha da nossa realidade.
No blog considero errado dirigir uma petição a quem despreza a sua reputação.
As pessoas poderosas têm alguns elementos a seu favor, como as boas relações que os ligam a outros igualmente poderosos e as suas influências misturam-se.
Nesta parte, a confidente, a do blog, há um saber maior da força que me comove a ponto de desejar saber a génese das coisas, é uma força mais espiritual, há um entusiasmo maior, gerado talvez pelo próprio momento da escrita mais aquilo que a precede que digo eu pertencer ao espírito, porque se quer compreendido.
Na outra parte, no perfil do facebook há um outro Eu, entro no mundo em que cada um actua, excluindo o confidente, o interlocutor.
O confidente é a testemunha da nossa realidade, sem ela a vida seria insuportável e limitada a uma experiência sem consequência do ser. 

3 comentários:

Helena disse...

Olha Homónima, eu costumo dizer que o blog é "um espelho onde espero de me ver". Creio não estar muito longe deste teu registo.
Mas é por isso mesmo que dispenso semanas a fio o fecebook e não tão facilmente o blog.
Beijo grande!

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

SIM, dvo confessar que quando escrevi isto pensei exactamente em ti. Um bj

Helena disse...

Beijo, Homónima!