quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PESSOAS QUE EU CONHECI

Conheci pessoas esdrúxulas, graves e agudas, gente com as luas todas e outras  só em lua nova.
Conheci pessoas que eram Verões, mas também Outonos e Invernos eu conheci.
Conheci marés altas e marés baixas.
Conheci gente sempre suspensa, indefinida, gente transbordante e gente serena.
Conheci individualistas egóticos, gente que se julga moralmente superior.
Conheci mundo, coisas, pessoas que nos atravessam.
Gente forte.
Gente que nunca morre.
Gente que nos ensina o sonho.
Conheci gente com fundos completamente negros e outras sem fundo até.
Gente que nos projecta para um outro tempo.
Gente que não nos revela o fundamental olhar.
Gente ocultada que não nos deixa ver fundo.
Conheci gente que nasce muitas vezes e morre outras tantas.
Conheci pessoas certas nos lugares certos.
Conheci gente aberta e receptiva, grávida de ideias e gente fechada sobre si mesmo.
Conheci semi-mortos e gente criativa, gente que é sempre ou quase sempre um recomeço.
Conheci seres humanos de "ponta", aqueles que descobrem erros nos que os precederam.
Conheci gente alegre e gente crua. Gente triste e prisioneira de vários cantos.
Conheci gente que parecia o sol e outros como a lua  que com os seus reflexos nos ilumina.
A vida é um sonho, umas vezes mau, outras bom.
Às vezes sonhamos que estamos tão próximos uns dos outros, que achamos que nos encontramos de facto, outras vezes só ao virar uma esquina nos vemos.
Conheci gente que julga que são os sentimentos que mudam e não as ideias.
Conheci muita gente, uns vivos e outros mortos, uns reais e outros figuras de ficção.
Mas conheci também gente humilde e com atenção ao outro, gente com entusiasmo.
Conheci gente de visão certeira e gente que serpenteia no olhar.
Conheci gente pequena e gente grande.
Gente difícil e gente fácil.
Ladrões e criminosos eu conheci.
Gente doente e gente que me realizou.
A minha maior virtude e felicidade é ainda quiçá, gostar de aprender com analfabetos ou semi, gente simples e no fundo de mim acalentar a esperança de ser  mestra de mim mesma.

1 comentário:

lua vagabunda disse...

e eu. E conheceste-me a mim que não estou em nenhuma das descrições hehehehehehehehehehe

O que eu gosto é de te ler...