segunda-feira, 8 de abril de 2013

A MÁSCARA


A máscara que nos oferece todas as possibilidades de ser o que somos e não somos.
Paisagens interiores várias forram-nos a alma.
Quem nos dita os caminhos, a sensibilidade perante as coisas? As paisagens exteriores ajudam-nos nas acções, mas a forma como revivemos a infância é fundamental. Acrescentamos-lhe bocadinhos, aproximando-nos ou desviando-nos dela. Construimos até novos edifícios na nossa vida, construindo as nossas defesas, a ordená-las, a alinhá-las e tal como na arquitectura, trazendo-a agora à colacção, alguns de nós são verdadeiros artistas e há até quem consiga dar um sentido às estrelas que é aquela parte que fica para além do edifício construído.
Quanto a mim tento apenas olhá-las  quando aparecem sem tentar sequer abarcar o transcendente.
A união entre o Céu e a Terra sempre foram difíceis, é uma espécie de sacralização. Por isso, às vezes, atribuo-lhes uma história, um enredo que se pareça com uma vivência corporal e sentida.
As necessidades básicas encontram-se dentro da zona de conforto como agora se diz, mas "o supérfluo é absolutamente essencial" como dizia Oscar Wilde, em especial para o alargamento das nossas fronteiras interiores.
Somos pessoas comuns, assim só nos resta construir, reconstruir, passo a passo, o Céu na Terra, na acção, na entrega, no gesto.
Passamos muito do nosso tempo a reconstruirmo-nos, mas para tal necessário se torna a desconstrução, tal como na execução da arte se torna imperioso um impulso construtivo.

                                                    -------------------


Ontem mergulhei na vida, naquela obsessão que temos de ver para crer, para acreditar, para sentir.
Hoje lembro-me que vivi, que caí mas me apanharam com a minha ajuda: a Srª está bem perguntavam e eu lá ia dizendo que sim, enquanto esperava por assistir a mais um clássico na minha contínua busca de formação em Etologia.
O guião girava à volta da metáfora, sempre ela. A abordagem fazia-se pelo lado da desfragmentação contemporânea, para mais tarde se lidar com o insight de forma estruturada, diria mesmo, estruturadíssima.
A perda tem cheiro, sentimo-lo vindo do ecrã.
E volto à Arquitectura (talvez por tanta fotografia efectuada  do 6º piso do Corte Inglês), mas volto àquela nascida na época pós-guerra do Banhaus, à nascida das necessidades de um mundo ainda acocorado pelo medo da morte.
O texto vai longo e o clic para o final tarda em aparecer, desconheço o motivo, não obstante me atravesse a mente a Teoria do Caos mas também e sempre a Arquitectura, hoje arte tão mal amada e tão ancestral e necessária.
Na Arquitectura de hoje o simbólico passou a real em alguns casos, com a construção de condomínios  fechados, dos quais não se deve sair e, de novo a metáfora me convoca... e vou acabar o texto que se arrasta consigo, me puxa e me dita que devia falar de ser demiurgo, no sentido em que se ama e se descobre o que se vai criando e imitando, mas não vou por aí, pelo menos hoje.
E ao colocar ponto final neste escrito que não me sai das mãos e se escreve sozinho, a minha mente em luta com  ele ainda lhe responde: e porque não Hieronymos Bosch e o Jardim das Delícias, aquela do paraíso no painel esquerdo, onde na aparência está tudo bem.

4 comentários:

lua vagabunda disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lenço de papel; cabide de simplicidades disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Considero a infência fundamental, não obstante todas as aprendizagens a mudanças subsequentes.

Quanto à "densidade" do texto talvez se prenda com o estado de espírito, já que escrevo ao sabor da corrente

lua vagabunda disse...

???????? COMENTÁRIOS REMOVIDOS????