sexta-feira, 5 de abril de 2013

PROJECÇÃO

As pessoas parecem projectar-se para um tempo, longe daquele proposto como histórico, como se esta representação partisse duma janela ilusória e dizem pelas ruas e praças das nossas cidades: mas isto agora está assim... Como se nada mais houvesse a fazer.
Perante todas as injustiças humanas, expressas muitas vezes por ferocidades extremas, o povo suicida-se e alheia-se.
A população está a ser ridicularizada pelos governos, está a passar por várias provações, anda como em mar alto perdida numa embarcação à deriva e alguns caem no mar.
Deixaram-nos algumas cordas para as intempéries os nossos antepassados, mas estas cordas são de pedra e só nos podemos agarrar a elas simbolicamente, a não ser que alguns de nós subam por elas até ao cimo do mastro para talvez de lá, do alto, vermos melhor o que se está a passar cá em baixo.
Há brumas por todo o lado, mas elas podem ser atravessadas, desencantos vários, lágrimas correndo desaguando em desespero.
Contemplamos a miséria que reina nos nossos governantes, estes, os anteriores, os anteriores aos anteriores, os que virão.
Vemos a nossa própria miséria e sentimo-la por nos sentirmos impotentes perante um mundo que se queria belo e bom.
Temos que reagir, enfrentar esta tempestade, permitir-nos a nós mesmo seguir os nossos antepassados, os que nos deixaram a herança das Descobertas, percorrer percursos novos para crescermos e erguermo-nos de novo, mais fortes e mais atentos aos nossos erros.
Temos muitos sonhos por fazer e País para cumprir, assim sejamos um colectivo.
ALEGRIA na embarcação que o nevoeiro dissipar-se-á.

4 comentários:

lua vagabunda disse...

Bom dia.
Muito poético. Muito lindo o teu registo. E muito pouco real...
Tenho sempre imensas dúvidas dessas Descobertas...

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Não tenhas dúvidas. Como conhecias a canela, a pimenta do reino, o cravinho da Índia, os sabores da Vida? :) Não tenhas! Bj

lua vagabunda disse...

... e chamam-se descobertas ou usurpações?

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

levar-nos-ia a um debate
graúdo que não não dá por aqui. Os brasileiros chamam-lhes achamentos, são mais simpáticos do que tu :)