domingo, 15 de fevereiro de 2009

FAMÍLIA




Toda a gente aspira por uma. E toda a gente, talvez por uma única vez, gostaria de a não ter. A família é como a democracia, o menos mau dos males. Faz falta nos momentos difíceis dizem. Mas quando temos momentos difíceis, a família só queria que tivéssemos momentos fáceis. Quando a família tem momentos fáceis não precisa da família nem se lembra dela.
Lembram-se da redacção da vaca da nossa infância? Quem é da minha geração, sabe do que estou a falar.
Começavamos invariavelmente assim: A vaca é um animal que serve para nos dar o leite. A sua carne serve para nos alimentarmos e sua pele serve para fazer sapatos, carteiras, tapetes, etc. Sim, vinha sempre um etc., porque no etc. vinha a sabedoria universal, aquela que toda a gente sabia e não era oreciso nomear. Quem soubesse para que servia a vaca, poderia passar à redacção seguinte e TODA A GENTE SABIA PERA QUE SERVIA A VACA.
Se fizéssemos á semelhança da redacção da vaca, actualmente e redacção sobre a família, ningém sabia para que serve a família ou melhor dito, diriam´em primeiro lugar: - o que é uma redacção?, - para que serve isso?, -por quê este tema?, etc.
E depois, para os que glosassem o tema, diriam por certo três coisas separadamente e igualmente sinónimas, se bem que parecessem antagónicas, a saber: - a família do vizinho é melhor que a minha; - a minha família é a melhor do mundo; - a minha família é a pior do mundo, etc.

Sem comentários: