domingo, 2 de agosto de 2015

SERÁ QUE SE JULGAM DEUS OU COZINHEIROS?

Um deus triúnico composto por PSD/CDS/PS ou três desejos?
Estes interesses vorazes devoram e apanham tudo, à excepção dos ricos e muito ricos de quem se encontram ao serviço, parece a peste de outras épocas em que arrebatava tudo e todos à sua passagem.
A campanha eleitoral começou com modinhas e palavras dispersas pelo vento e ditos para embalar.
Ó vale de lágrimas! Só vejo patos depenados por todo o lado.
Ocuparam-nos, somos um país ocupado com os cozinheiros do regime a oferecerem-nos miudezas cozidas, pescoço, coração, estômago e asas com legumes cortados, embrulhados num molho escuro e acre.
Com ar de bajuladores da corte todos nos apresentam o mesmo prato de múdos de frango, embora alguns nos sirvam caldos de galinha antes.
Administram-se todos muito bem mas a fila para a sopa dos pobres continua a aumentar.
E continuam estes mestres cozinheiros a fazer citações do espólio literário da melhor cozinha dos miúdos de frango.
Enquanto todos falam apenas vejo o colar de âmbar da Merkel e os olhos alienados do seu alienígeno ministro das Finanças, que resolve seguir Hitler modernizando-o e dando-lhe a roupagem das finanças e economia.
Há mesmo, externa e internamente, quem queira introduzir na sopa dos pobres a cicuta, como o apregoam alguns chefes de estado europeus, falando de pragas de migrantes que fogem duma guerra que eles ajudaram a construir.
O tom europeu é desde o início o tom da superioridade de quem tudo sabe e por isso mesmo, apesar das suas afirmações categóricas, diferentes dumas vezes para as outras, na sua tagarelice nasalada, falando do cimo da sua sobranceria de vencimentos demasiado elevados, levando-os a nem questionarem o fim desta Europa.
Alguns(mas) há, que introduzem ainda modos paternais/maternais à mistura.
Toda esta gente padece dum miserável linguajar e mais não fazem que designar o absolutamente dispensável.

Sem comentários: