domingo, 9 de junho de 2024
ADMIRAÇÃO E RESPEITO
Gosto muito de pessoas autodidactas, de pessoas que por simples curiosidade e vontade de conhecer procuram saber mais e mais. Parecem bardos aproximando-se da frente.
Trata-se de gente com tenacidade, possuidoras dum carácter que tem a capacidade de se defender, de lidar com os seus próprios demónios para prosseguirem.
Esta atitude e libertação de coragem perante a vida que permite um pensamento independente vai-se realizando pelo crescimento individual.
Estes autodidactas, lembro-me de gente que conheci que nem à escola foi e sabiam línguas porque estudavam pelos dicionários,de gente que queria compreender livros e que teve de aprender a le-los. Operários pertencentesao PCP que não conheci mas conheço a sua existência por exemplo, fazem-me lembrar Santo Agostinho nas Confissões apelando para que cada um de nós reflicta sobre três coisas todos os dias: quem somos, o que sabemos e o que queremos.
Em contrapartida não aprecio gente que fez faculdade e não rectroalimenta os poucos conhecimentos que adquiriu.Esta gente que se autointitula de dr. e pouco sabe de tudo o que os rodeia. Não leem e não estão interessados em conhecer mais, sem qualquer tipo de curiosidade por o que quer que seja.
São pessoas transitórias como lhes chamo, não no sentido em que todos o somos porque desaparecemos, mas pelo culto da ausência de valores, duma espécie de niilismo cultural e social.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário