sábado, 17 de maio de 2014

OS PINHEIROS GEMEM

Os pinheiros gemem.
O vento é leste, aquele que deixa no ar desperdícios de pensamentos e não nos deixa abrir os olhos sem que a poeira nos incomode e às vezes espeta-nos alfinetes nas articulações.
O tempo dá sempre argumentos para nos posicionarmos face às coisas.
O passeio deste sábado era uma ida à praia, mas o corpo não se mostrou preparado.
O espírito interpela-me, sai-me a terreiro, ouço-lhe a voz poderosa e delicada e sussurra-me ao ouvido: apetece-te e não te apetece, são muitos quilómetros de cansaço até lá.
Este meu espírito anda a pregar-me partidas.
Digamos que passou a ser mais sofisticado, para não lhe chamar outra coisa.
Tempos houve que nem olhava para trás, era bem mais decidido, não entrava nem em jogos de palavras nem pensava em paradoxos, obedecia a uma outra arquitectura. Tem mudado bastante este meu espírito.
Demora-se muito mais no pensamento e na decisão e dá-se ao luxo de ir de férias algumas vezes, assim uma espécie de morte temporária, outras vezes finge-se indiferente.
Que saudades dum espírito valentão, ousado e quase sempre distraído.
No outro dia estava no meio da ponte e disse-me que se cansou de cavalgar a vida a todo o galope.
Fiquei a olhar para ele, sem lhe conseguir responder.
Teve ainda a coragem de me dizer: tu recebes alguns desordeiros ideológicos e fechas os olhos às bizarrias, eu aprendi que as sombras não abandonam nunca os corpos que as projectam e agora olho com mais cuidado para a sombra. Não te esqueças que és mulher.
Quis inquiri-lo mas a velocidade com que me ditava os mandamentos pelos quais se rege na actualidade era tal que não queria ser interrompido e continuava: tu és rápida, demasiado rápida.
Limito-me a concordar vencida, mas detenho-me a pensar - será o meu espírito que vai mais à frente do que eu, será que o meu pensamento não o acompanha?
Ainda me aconselhou a não pensar mais nisso, que se calhar não merecia o esforço, que a vida era como era e que me deixasse de nostalgias das coisas impossíveis e mais uma série de mandamentos.
Tive que acabar com a  conversa devido ao adiantado da hora e despedi-me. O meu espírito entretanto ria à gargalhada e vociferava: não estás interessada em ser reeducada e no entanto bem precisavas e logo hoje que estava a gostar tanto de falar contigo.

Sem comentários: