quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A CARIDADE

















































UMA PEQUENA HISTÓRIA VERDADEIRA


Detroit  a cidade americana que em 2008 anunciou falência pela depressão em que mergulhou, atingida pelo desemprego e penhoras imobiliárias.
Detroit era considerada a capital do automóvel. A Ford instalada na cidade e utilizando a sua mão de  obra, resolveu deslocalizar muitas fábricas, sendo uma das grandes responsáveis pela situação de pobreza da cidade, no entanto em 2012 resolveu igualmente atribuir um donativo de 10 milhões de dólares (8 milhões de euros) ao centro comunitário num bairro pobre do Sudoeste da cidade.
As grandes fortunas mobilizam-se nos Estados Unidos desde a viragem do século XX para darem uma generosa imagem de si próprios e legitimar a sua opulência. Os ricos constroem fundações, criam bibliotecas, escolas, dedicando-se a aliviar temporariamente a infelicidade dos pobres, mas já o presidente Theodore Roosevelt denuncia os "representantes da riqueza predadora" que através de donativos a universidades influenciam  no seu próprio interesse os dirigentes de certas instituições educativas". Os trabalhadores desconfiam destes filantropos generosos em relação à arte,  saúde ou ciência mas brutais nas suas empresas.
Nos Estados Unidos, o caso de Bill Gates, para falar de apenas um e mais conhecido, doou pelo menos metade da sua fortuna, em parte adquirida graças a técnicas de optimização que permite escapar aos impostos.
Também esta caridade que se revela contra o Estado já chegou a Portugal e verifica-se por exemplo, na Fundação Manuel dos Santos do Grupo Jerónimo Martins, para só falar deste milionário que deslocaliza a sede dos seus negócios de mercearia para não pagar impostos no seu país e paga mal aos empregados..





































Sem comentários: