quarta-feira, 11 de março de 2015

INSULTOS/PIROPOS

Um dos insultos que me fizeram ou julgaram fazer foi:

'Tu tens muita dificuldade no abstracto, não chegas lá, agarras-te ao concreto' ou qualquer coisa parecida com isto.

Na altura, achei um insulto. O tempo passou, tenho analisado o dito e quem o proferiu e acho alguma piada ao que aconteceu ao insulto.
Sabem o que aconteceu?
Virou piropo. Não porque quem o proferiu tivesse essa intenção, convencida estou que não teve embora o dissesse a sorrir como convém quando se convém diminuir alguém, mas porque me situo no concreto muitas vezes, segundo J. Piaget, o período das operações abstractas só é possível após os 12 anos de idade, já que até aí mantemo-nos no período das operações concretas, melhor dizendo o abstracto só a partir desta idade ou por volta dela, é quando os meninos podem estudar geometria espacial, até aí torna-se difícil obter estes conceitos.
Posto isto, fiquei a saber que tenho ainda uma infância bem arreigada e depois quando 'estou no abstracto' é uma alegria (rio-me) consigo ser adulta e "inteligente".
Viva o concreto e já agora o abstracto, já que não há hipóteses de ficarmos toda a vida com menos de doze anos, como a pessoa que julgou insultar-me vaticinava porque se calhar quer o melhor para mim, quem sabe, melhor do que conseguiu para si ao sair do concreto tão cedo e manter-se no abstracto.

Sem comentários: