terça-feira, 30 de junho de 2015

NÃO

A TRAGÉDIA GREGA VIROU TELENOVELA.
Ainda bem que assim é por um lado, porque toda a gente resolveu falar sobre o assunto.
Agora só falta pensar primeiro e falar depois
Entretanto outros há muito pensaram bem e disseram melhor
que me apeteceu relembrar


- Maiakovski, poeta russo escreveu, no início  do século XX : Na primeira noite, eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam o nosso cão.
E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.
    Maiakovski (1893-1930)

- Depois Bertold Brecht escreveu:
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram os desempregados
Mas como eu tenho o meu emprego
Também não me importei
Agora estão me a levar a mim
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo. Já não há ninguém...
       Bertold Brecht (1898-1956)

Sem comentários: