sexta-feira, 23 de outubro de 2009

HÁ TELEVISÕES A MAIS?




Há comentadores a mais nas televisões portuguesas.
Há televisões a mais para um país tão pequeno, dizem alguns.
Todos os canais falam do mesmo às mesmas horas. Fazem intervalos em simultâneo. Têm o mesmo modelo de apresentação/ões.
Abre um novo canal e logo o preenchem de velhas rubricas. Veja-se o caso do canal do Porto- logo lhe enfiaram um painel de "comentadores políticos", outro de "comentadores desportivos", outro de futilidades generalizadas, o jet 13, 14 0u 21 do Porto e arredores. Pirosices sem conta e medida e sem um pingo de criatividade. Não há uma novidade num novo jornal, aliás num velho, velhíssimo jornal. É tudo copiado e mal copiado, por vezes.
Os canais públicos confundem-se com os privados. Se um canal faz um concurso de música, vem logo outro fazer a mesma coisa. Se aquele outro faz um programa de entertenimento bacoco, lá vem o outro copiá-lo para pior.
Programas culturais contam-se pelos dedos das mãos, programas de interesse público, quer científicos, quer outros (como é o caso da Tv rural do Eng. Sousa Veloso), são raros ou pior que isso, passam de madrugada. Há, de facto, um Provedor do Telespectador mas que é que isso interessa? O espectador manifesta-se, o provedor até lhe dá razão, todos falam, para depois ficar tudo exactamente igual.
Há canais de televisão a menos para tantos comentadores, até porque este "ramo de actividade" é caracterizada pela polivalência. Apenas um exemplo entre muitos outros, o caso do Sr. comentador Miguel de Sousa Tavares. O Sr. Comentador comenta tudo, desde uma nomeação política, a uma bola mal mandada por um pé dum jogador de futebol, passando pela análise psicológica, social, laboratorial, financeira ou outra, duma pessoa, grupo ou quiçá, mesmo sociedade ou país.
Este"escrito" poderia intitular-se "Enchimento de chouriços", porque ao fim e ao resto é o que as nossas televisões fazem.

Sem comentários: