segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PENAFIEL E ALBERTO SANTOS




Desde há cinco anos que frequento a cidade de Penafiel e verifico que está melhor do que estava. Está menos acanhada embora o espaço seja o mesmo.
Os castros e monumentos históricos que a cidade possui foram realçados. Deixaram de ser ilustres desconhecidos e as luzes da ribalta são-lhes hoje apontadas.
O museu municipal que era composto por duas salas de etnografia "velha" e salazarenta passou a um museu agradável duma cidade do interior.
Há escultura nas ruas.
E tudo isto ao lado do saboroso antigo-falo dos seus jardins, da feira, do comércio tradicional, das festas e romarias.
Agora temos a ESCRITARIA há dois anos.
O Alberto Santos, presidente da C. M., escreve, é escritor dum romance. Tem estado presente nas Correntes D' Escrita da Póvoa do Varzim e possivelmente, trouxe a ideia para a sua terra e bem. O que é bom deve ser copiado ou adaptado, como é o caso.
O Dr. Alberto Santos, autarca do PSD, está de parabéns e quem o diz é uma mulher de esquerda que nada tem a ver com o partido a que ele pertence.
Não se passava nada em Penafiel, agora a cidadezinha começa a bulir. Não pode nem deve uma terra ficar só nas suas tradições ancestrais, embora não deva delas abdicar, mas também buscar novos pólos de interesse colectivo - é aí que reside a sua idiosincrasia.
Já se passa alguma coisita em Penafiel porque, de facto , esta terra esteve adormecida muito tempo. O Presidente abriu a cidade através da cultura e era exactamente aí a maior carência.
Bom olho o de Alberto Santos, espero e desejo apenas, que esta obra não seja danificada ou mesmo beliscada.

Sem comentários: