segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PORQUÊ?

Porque nos dizem que temos que ser amigos do ambiente se:

Fazem embalagens e mais embalagens para envolver o que já está envolvido? (ex. Vanish - 21 magnets - antes vinha em pó, agora vem em saquetas. Outro exemplo é o Carefree e por aí adiante).
Até as embalagens da fruta e legumes não escapam às caixas de plástico.

Outro inimigo do ambiente, dos olhos, dos ouvidos e de tudo quanto são SENTIDOS, são as campanhas eleitorais. Está tudo cheio de papéis, cartazes, placards, etc. Este lixo para onde vai depois? Será reciclado?

Os anúncios/publicidade em dísticos, cartazes, placas, etc., em especial, nas rotundas de tudo quanto é lugar. Trata-se, fundamentalmente, de poluição visual, mas é também de desperdício que se trata e, como tal, ser inimigo do ambiente.

As Câmaras Municipais são as primeiras a praticar os crimes ambientais ou duma forma activa ou duma forma passiva. Umas vezes porque são elas próprias a poluir, outras porque passam licenças ou não fiscalizam contribuindo para que a infracção se realize. Porquê então estas mesmas entidades apelam para se ser amigo do ambiente?
A que se devem estas contradições?
Maus exemplos dos governos centrais? Compadrios?
Gostava de ter respostas simples para coisas simples, mas parece que só se conseguem obter respostas para as coisas complicadas.

Sem comentários: