sábado, 27 de outubro de 2012

HOJE, NEVOEIRO CERRADO

Gostava de ser comum.
Preocupar-me com almoços e chás e até jantares.
Falar de cueiros e fraldas ou de beringelas e coentros e ser feliz.
Embandeirar em arco e dizer que não gosto de política, que a política é para os políticos, afirmar que a vida está uma merda e marcar uma viagem para Roma, Nova Iorque ou Sidney.
Aproveitar todas as oportunidades, as que foram oferecidas e procurar novas, insuflar o Ego dos viventes que me rodeiam e rodearam e acreditar em Deus sem mais.
Aconchegar-me a uma vida caseira e porque estou a envelhecer, tornar-me uma niilista e fascinar-me com banalidades. Ó como eu gostava de me fascinar com as banalidades dos banais!
Vida fácil como a dos outros, que se nos apresenta quase sempre fácil a nossos olhos. Não rebuscar, não escolher as figuras poliédricas da vida.
Como gostava de viver sem sombras, sem ter esta atracção fatal pelo mais difícil.
Tudo isto é um sonho, aquele sonho que se sonha com muitas  percepções difusas (Bachelardianas) que se têm sobre a vida e sobre os sonhos.
Nunca tive planos ou precisando, os meus planos têm sempre a ver com o nada, são um NADA de planos.
Umas vezes estou a frigir ovos, porque a vida se me apresenta como uma frigideira, outras visto-me de pérolas e de rendas recebendo metaforicamente o mundo, mas sei sempre que as manhãs se repetem e as noites são acompanhadas.
Desprendo-me do silêncio da escrita e volto a enrolar-me no nevoeiro que hoje é azul.

2 comentários:

lua vagabunda disse...

e como eu gostei do que li... txiiiiiiii se gostei!

Aqui o azul lindo da manhã transformou-se em imensas nuvens brancas que parecem algodão. Gosto de nuvens, mas só se forem brancas...

Pois eu ando mesmo num curso superior aprendendo a ser comum. E estou mesmo a conseguir. De vez em quando tenho recaídas, mas rapidamente as atiro para bem longe.
Penso até, no final do curso em prosseguir para o mestrado.
Quero entrar os 60 anos com sabedoria se a tal me ajudarem as circunstâncias. Senão, não quero mesmo entrar...

Deixo-te aqui um grande beijo e os meus sinceros parabéns pela tua escrita.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Abri o mail e vi-te. Foi bom e agradável ler-te. Tens frases muito bonitas e acho, sinceramente que deves começar a escrever. Um beijo por alegrares o meu dia.