sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SÓ ALGUNS SÃO ARTISTAS

PENSAR É DOLOROSO ?


Pensar é doloroso muitas vezes, por isso há muitas "terapias" baseadas no truque de não pensar.
Há uns anos atrás, antes da direcção da Europa ter mudado, a vida dos povos (europeus) não tinha tantas profundidades complexas nem níveis de entendimento. Hoje, desdobra-se em múltiplos sentidos, a maioria deles muito nefastos.
O mundo é composto de mudança, como disse o nosso Camões, embora haja mudanças e mudanças e Camões quando assim falava via presenças antigas carregadas de poesia.
É sempre possível cristalizar alguns momentos em arte.
A questão que levanto é que nem toda a gente  é artista, nem toda a gente consegue do caleidoscópio que é o mundo, agarrar um momento e subtilizá-lo.
Um artista nunca é pobre como dizia a cozinheira/artista  do filme "A Festa de Babette", porque está sempre preenchido por escutas e presenças, porque consegue agarrar a borboleta e não só ver as suas cores como também as dar a conhecer aos outros, fazendo com que o mundo avance.
As pessoas no seu dia a dia são confrontadas com a realidade dura e crua, não possuem um "amigo imaginário" que as proteja da loucura desta vida; estão completamente dessacralizadas, sozinhas consigo mesmas  num mundo que teima em regredir, em andar para trás.
É muito difícil assistir, impregnarmo-nos das mudanças deste mundo e de todas as suas tensões sem ser artista, sem conseguir fazer parar o caleidoscópio na nossa imaginação, no nosso olhar, no nosso sentir.
Comecei este texto com a questão do pensamento, porque o pensamento é algo que me/nos preocupa e me/nos ocupa e, ultimamente mais ainda porque nos são impostos dogmas todos os dias, para não só aceitarmos como também decorarmos e repetirmos.
É assim porque é assim e tudo está justificado.
"Estamos em crise e este O.E. é o melhor para o país"; "este governo não pode cair, senão é o descalabro total" ; "não há outra via"; "não há alternativas".
Somos bombardeados com frases já justificadas, situações justificadas.
Nada do que é apresentado pode ser discutido, o certo é aquilo e nada mais, uma espécie de profecias do Bandarra de Trancoso, promessas de realização e revelação.
Estamos rodeados de seres não pensantes, mas falantes.
FALAM SEM PENSAR

Como é bom permanecer calado.....pensando....... e.......... falar .....pensando; como é bom pensar, mesmo sendo, por vezes, doloroso


2 comentários:

lua vagabunda disse...

... o pior é pensar, dizia Mestre Pessoa e eu concordo.

Não sou artista a não ser na arte que todos os dias invento para aqui permanecer.

Deixo-te um grande beijinho

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

A tua frase é muito bonita. Um beijo de agradecimento