segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LEMBRAM-SE DA INQUISIÇÃO?

Pois bem, ela existiu em Portugal e em Espanha também, mas interessa-me o caso de Portugal.
Dizia Jaime Cortesão que a hombridade degenera, com frequência, no individualismo feroz, na indisciplina, na soberba e no ponto de honra, na inveja e na maledicência.
Dizia ainda JC: "a hombridade pode conduzir igualmente à intolerância fanática e afirmar-se com violência e crueldade.
O carácter terrivelmente afirmativo do Ibérico  tinha que levá-lo às exarcebações humanas da Inquisição. Esse espírito permanece e permanecerá latente, como vírus endémico,..."
E se se continuar a ler a sua obra "O Humanismo Universalista dos Portugueses", mais se encontrará sobre o nosso conformismo e hipocrisia.
Vem este conhecimento a propósito do actual PM, Pedro Passos Coelho.
Quando o ouço falar,  com espírito absolutamente fanático numa forma mais ou menos doce, sim porque ele é um fanático, que se revelou tardiamente a nossos olhos, vem-me à memória Jaime Cortesão (que a minha avó materna sempre disse que era seu primo e eu sempre li, talvez devido a isso, quiçá. Nunca  se desperdiça um primo destes, mas isto é um aparte sem qualquer interesse relevante, a não ser eu conhecer razoavelmente a obra do "Primo") quando falava dos vícios Ibéricos.
PPC sempre me pareceu honesto  consigo próprio e um cultivador da hombridade (não é um estratega porque nem sequer saber para isso tem). Hombridade, a tal que "pode conduzir à intolerância fanática e afirmar-se com violência e crueldade".
PPC tem um carácter exacerbado que se reforçou com a forma de actuação e modelo económico do seu Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, outro lunático e fanático.
PPC e Vítor Gaspar  dois fanáticos, mas ao mesmo tempo, uns líricos, quase amorais.
Na Inquisição Portuguesa o fanatismo aliado à baixeza pesaram mais ainda do que a castelhana. As almas dos portugueses saíram com muitos mais estragos do que as de Espanha.
Pedro Passos Coelho não é um homem sabedor e muito menos culto, é um antigo jotinha, apadrinhado por o Padrinho Ângelo Correia e  arrebanhado pelo seu amigo oportunista e vigarista à escala planetária se pudesse, Miguel Relvas, que exactamente por nunca ter tirado um curso superior precisava de alcandorar PPC e juntar o útil ao agradável, o fanático ambicioso que  sonhava governar Portugal e ele MR que queria o "Mundo" para comerciar influências e vigarizar - Ouro sobre azul.
PPC um retornado, filho dum pai  admirador do antigo regime de Salazar e a si muito ligado.
Os três (Ângelo Correia, Miguel Relvas e Pedro Passos Coelho) aguardavam de atalaia quando podiam dar o salto e esta  oportunidade surgiu quando um governo "socialista" moribundo  com um PM carregado de suspeitas de casos ilicítos agonizavam.
Consumado o golpe de estado, pela via democrática, porque a nossa democracia também serve para isto, é uma das suas grandes virtudes servir para tudo, instalaram-se.
De início, as coisas corriam-lhes de feição, em triunfo, ajudados pela Troika a conseguirem para Portugal aquilo que este tinha perdfido nas suas doutas opiniões e achares, quer nos governos do partido "socialista" quer mesmo nos outros.
Queriam fazer parte da epopeia, a reminiscência do retornado também aqui se fez sentir por certo, e escolheram o Ministro das Finanças ou foi-lhes sugerido, para a consumarem. Mas de repente, a epopeia por eles sonhada, agora com mais um, o executivo Vítor Gaspar, tornou-se uma tragicomédia, até mesmo uma tragédia.
Eis porque me lembrei da Inquisição e do "primo" como lhe chamam na família, o período mais negro da História de  Portugal.
Na Inquisição falava-se de hombridade  e a que  levou a essa hombridade?
À crueldade mais extrema e exarcebada e tal como dizia Jaime Cortesão, esse vírus endémico continua latente.
Revelou-se agora, voltamos ao reverso dum das maiores virtudes, a  HOMBRIDADE.
PPC quis ser possuidor de hombridade e o que é?, senão um fanático da violência e da crueldade.

4 comentários:

lua vagabunda disse...

Não, não. Não fica mesmo sem comentários e nem sequer aqui "escondidinho" no teu blog esta maravilha de escrita/pensamento/análise.

Merece ser lida e relida por muito mais pessoas e é mesmo o que vou fazer.

Bem ajas pela lucidez

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

toleca, como diz o papagaio cinzento do café da bomba onde eu vou. Um beijinho de obrigada pelo incentivo

Helena disse...

É sim senhor, um excelente texto, aqui escondido...
Beijos para as duas.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

obrigada por me leres Homónima