sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O ERRO DE DESCARTES

E hoje és tu Descartes o responsável pelo meu escrito. Lembrei-me de ti.
Quantos já não escreveram sobre o Erro de Descartes?
Há seres humanos chamados de "ponta" que descobrem constantemente erros nos que os precederam, normalmente as actividades presentes deixam-se para trás, embora haja sempre quem consiga vislumbrar os seus erros.
O erro a que a Europa está a ser sujeita em geral e Portugal em particular já muita gente o viu e ainda nem sequer é futuro, embora a soberbia e o fanatismo sempre de mãos dadas em Portugal não deixe inverter a marcha, para que os desenhadores de tal projecto maquiavélico e de morte  económica/financeira dêem o braço a torcer.
Quando vejo e ouço os deputados da maioria serem eco destas políticas monstruosas com a sua pretensão da gravidade hierática a encobrir o rigor duma falta de ideais extreme, lembro-me de ti e não só.
Dir-se-ia que a cabeça lhes foi amputada, ao negarem tudo quanto é evidência. Nestas alturas lembro-me de Sampaio Bruno, homem da minha terra que se definia a ele próprio como um "jacobino" na "Ideia de Deus", onde se diz que as ideias, ao invés dos sentimentos não mudam.
E lembro-me dos homens da Renascença, Pascoaes, Leonardo, Cortesão, Pessoa, que se opuseram ao Estado Novo, defenderam os pedreiros livres e a democracia, sofreram a prisão, partiram para o exílio, tudo em nome do povo.
Como gostava de ver estes deputados e os seus quase gémeos do PS defenderem as suas ideias com entusiasmo, em permanente compromisso com o voto com que foram eleitos, mas antes pelo contrário, a título de exemplo, lembro-me da última do PSD que recusou poupar 24 milhões nas autárquicas e já agora o caso de Angola, em que os partidos políticos, à excepção do BE se mantiveram em silêncio durante 5 longos dias e etc, etc.

1 comentário:

lua vagabunda disse...

Pois eu acho que eles (os do poder, oposição (?) incluída) sabem muito bem o que querem e as suas ideias estão a ser executadas com todo o rigor.