sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SONHO OU REALIDADE

Podemos sempre dar uma boa imagem ou uma má imagem sobre a mesma coisa. Tomo como exemplo uma cidade, mas podia tomar uma pessoa ou até um objecto.
Temos uma cidade, por exemplo, Lisboa. Se quisermos ver a luz lisboeta, a cor, a bela Lisboa, fotografamos e observamos isso, mas se quisermos ver uma Lisboa pobre e quase sinistra, também o podemos fazer e não nos faltarão igualmente motivos, como aconteceu no "O Filme do Desassossego".
Podemos retratar tudo em função do nosso estado de espírito.
E onde fica a realidade? Está na "ficção" vista por cada um de nós?
Subjugamos a realidade à nossa vontade e ao nosso "sonho", mas a realidade está para além da nossa vontade.
A racionalidade tem mais de irreal que o próprio sonho.
Não irei entrar por estes caminhos de interpretação do sonho, do inconsciente e do consciente por óbvias razões no que a mim me diz respeito, direi apenas que quanto a esta matéria, me lembro sempre dos sinais da matemática, quando aprendi que mais com mais dá menos e menos com mais dá mais. A lógica do real e do imaginário  eram o contrário da lógica e tudo isto para dizer o quê?
Que não há democracia na realidade, mas apenas na ficção. Que ainda há liberdade de expressão, mas apenas para fazer de conta que a democracia existe.
Tudo se importou dos E.U., até as sondagens. Nos E.U., alguém se lembrou de aplicar os métodos da publicidade ao campo da política, para se poder prever o comportamento dos "clientes" ou "consumidores", vistos como massas, números simples.
Um dia sonhei com aranhas, aranhas que cobriram uma cidade inteira, acordei e quis verificar se era verdade, mas já não consegui entrar outra vez no sonho.
Hoje estou metida num país com governantes que ascenderam político/financeiramente, gente imprestável, lumpens sociais, que vieram das profundezas de um qualquer lugar. Esta gente espalhou-se por todos os quadrantes, deixaram de andar de minis para andar em carros topo de gama em 15/20 anos e até em menos.
Chego a pensar que estou a sonhar, dentro dum terror nocturno.
Fala-se das oligarquias russas e angolanas, fala-se bem por que existem, ascenderam a todos os poderes, e então aqui, no nosso país? Não acederam ao petróleo e às minas, mas a todos os cargos-chave e prioritários do país, através da política (PSD/PS), os mesmos que agora os põem à venda.
É esta a realidade ou será sonho mau?
Aguardo o dia em que a realidade entre pelo meu  país adentro, assim como na matemática, vivo no terror nocturno, irei entrar na realidade que sonhei.
Este escrito esteve para se chamar "O Lado Certo".

2 comentários:

lua vagabunda disse...

que raio de confusão está isto agora que não consigo partilhar no facebook este texto tão bem escrito.

Vou fotografá-lo e levá-lo para lá.

Obrigada

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

só te tenho a agradecer o incentivo. Ob por me leres. Bj