domingo, 11 de novembro de 2012

O VALOR DO ESTUDO

Saber pensar. Saber falar. Saber compreender. Saber reflectir.
Para haver mais compreensão no Mundo é importante tudo isto.
Sem pensarmos, sem compreendermos somos escravos de opiniões alheias.
Se não houver interrogação sobre os fenómenos, se não houver diálogo, se não conversarmos sobre as coisas não descobriremos nada de novo.
Mas como perceber o significado do que nos rodeia se não estudarmos?
Saber de onde vimos, dá mais garantia de saber onde e como estamos e, com base no caminho feito, especular com alguma margem de verdade para onde as coisas poderão ir.
O processo da comunicação é um processo complicado como sabemos, que dá lugar aos maiores erros de interpretação.
Para comunicar tem que haver  um emissor que transmite e um receptor. Entre a matéria  emitida e a recebida existem perdas,  por variadíssimos factores, entre os quais os vividos e experienciados de ambos os lados. Casos há, em que as perturbações são de tal ordem que nos deixam perplexos.
Não sei se para obviar a esta perplexidade ou não, encontramos por todo o lado a sensação do "dèjá lu e vu". Claro que ironizo, já que este fenómeno é de outra ordem de factores, mas por vezes vontade tenho de assim pensar, quando encontro por todo o lado, no falado ou no escrito, as mesmas opiniões, os mesmos livros escritos muitas vezes.
Para se ser verdadeiramente firme e objectivo, necessário é reflectir primeiro, só dessa maneira somos conduzidos até indagações fecundas pelas regiões espirituais.
Como poderemos ser solidários sem primeiro sermos solitários?

3 comentários:

lua vagabunda disse...

aqui concordo e subscrevo.

Helena disse...

Também eu subscrevo integralmente.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

e eu tb pronto. Encontro fecundo. Bj às duas