sábado, 22 de dezembro de 2012

NASCER DO SOL

Quantas vezes  realizamos o nascer do sol dentro de nós?
Abrir os olhos, despertar e estar com os sentidos todos presentes em consciência não é um trabalho fácil, antes bastante moroso mas que tem sempre de ser feito senão caímos no perigo de viver dormindo.
Ter uma percepção aguda do que nos rodeia não é para todos, políticos ou não.
Parece haver um véu em muitos olhares. Parecem míopes.
A miopia não é mais que uma metáfora, mas a realidade para a maioria dos políticos e vulgares cidadãos. O autismo social cresce.
Ontem ouvi o Pedro Passos Coelho, aquele jovem simpático, doce e tímido e ao mesmo tempo arrojado que se apresentou a  eleições, em que o povo votou. Esse PPC morreu e deu origem a um homem frio e calculista com enorme arrogância e autismo.
O tom de voz alterou-se por completo, bem como a gesticulação (estes dois elementos dizem: estou aqui por direito próprio e é assim como eu digo, porque é assim).
Tornou-se um homem ansioso, não para agradar ao seu povo, pois só quer governar um mandato, senão não diria estar-se nas tintas para as eleições, mas em relação à chanceler alemã e seus acólitos.
O que é que este homem pretende?
Pretende chegar a Ítaca, ajudado pelo resto do governo que se compõe de mais dois elementos, Vítor Gaspar e Miguel Relvas (já que este governo é composto por 3 elementos, os outros são marionetas)?
Eles desconhecerão que Ítaca, a mais alta das montanhas, é inatingível?
Pedro Passos Coelho deixou de existir, apenas existe a sua ambição. Os seus pensamentos são as opiniões dos outros. As suas paixões são uma citação.
E como estamos na Era da globalização tudo é assim: os jornais, a rádio, a televisão, a Internet e então todos, a grande maioria, imita os modelos, o que significa que existem em massa.
São estes os benefícios da globalização. Todos os lugares são palco e plateia.
Ainda ontem o P.M fazia o exercício publicitário de se colocar na posição dos extorquidos, dos que lhes foi retirado uma enorme parte dos ordenados para impostos.
Não chegou ainda a colocar-se no lado dos desempregados e dos novos pobres que esta política e modelos económicos que segue fez, mas quase por um pouco, se colocava do lado de  Nicolas Georgescu Rogen, economista romeno que na década de 70 apresentou o conceito de Decrescimento.
PPCoelho é o próprio espectáculo e entretenimento de si próprio. Quando ontem falava na AR ou ao país foi espantoso.
Há muito que deixou de ser ele, há muito que não realiza o sol em si.

1 comentário:

Helena disse...

São todos marionetas. Não têm qualquer poder e nunca souberam nem sonharam o que é o sol em si...

Beijos!