domingo, 12 de maio de 2013

DÉPAYSEMENT

Às vezes eremito psiquicamente.
Não tenho respostas para a maioria das questões.
Conheço o que é o dépaysement não tendo vivido fora do país.
Nunca fiz um script para a minha vida. A vida vai-me sucedendo e não uso a palavra Corta, como na rodagem dum filme, mas não raras vezes coloco-me a questão se não o devia ter feito, já que outras possibilidades se desenhavam no horizonte.
Não escrevo o argumento para a minha vida, mas confesso que bem lá no fundo há uma mágoa por isso.
Há muita coisa que não entendo, como quando comecei a ler. Nessa altura, praticamente todas as palavras me eram desconhecidas, mas algumas deliciavam-me mesmo não lhe conhecendo o significado, outras  antes pelo contrário.
Hoje continuo assim, não entendo muita coisa do que se diz, do que se faz. A única diferença é que  fico um pouco irritada por não compreender, embora com a esperança que aconteça o milagre, que não entenda mas que paradoxalmente, esse rasto de ausência de compreensão me faça rir.
Li o Rei Lear de Shakespeare, li tratados de psicologia para decifrar a natureza humana, mas de nada me valeram para compreender o que se passa no mundo, actualmente.

Sem comentários: