quarta-feira, 8 de maio de 2013

FACEBOOK E "AMIGOS"

Não há amigos no facebook como quase toda a gente sabe.
Também não se é obrigado a apreciar ou a entender tudo o que lá consta, mas não lhe podemos ignorar a existência.
Há no entanto várias leituras que se podem fazer sem propósitos antipáticos, lá como na vida quando apanham uma pessoa diferente dos cânones jogados em silêncio, estraçalham-na.
É normal. Este assunto é demasiado antigo e conhecido.
O facebook tornou-se um ente "eu e ele" ou "eu e tu" ou seja, algo que se confunde com um ser, com uma pessoa. Há pessoas que têm uma relação verdadeiramente pessoal com ele. Ele escuta lamentos e exaltações. Ora, se o facebook é "personificado" para uns mais que para outros embora, "diz-me em que estás a pensar", deveria comportar-se como uma pessoa, com o seu corpo, o seu coração, a sua alma (incapaz cientificamente de ser testada) bem como o seu espírito.
A questão é a da própria pessoa. O que é dado à pessoa? O que se espera dela? Por onde caminha? Qualquer dia passa a ser uma questão antropológica.
Quando vejo políticos, jornalistas, escritores, poetas, artistas a utilizá-lo como um maná, mantendo-o e retomando-o como seu alimento, mais penso nisto.
Há pessoas que se constroem lado a lado neste Outro-mundo, nesta Outra Vida.
A questão do facebook roça a utopia quando o sonho se torna tão agudo como no cimo duma montanha, mas não é utopia porque traz em si o germe da negação.
Às vezes passa suavemente para o delírio e mais estranho ainda que o delírio, uma evocação onde entra naturalmente o coração.
Aconteceu-me a mim ainda há bem pouco tempo - a certeza de que esse outro facebook/"amigos" existe.
Existe numa outra esfera. E entraria aqui no contrário da questão filosófica naquilo que pode ter de especulação  sobre o real.

4 comentários:

Helena disse...

É engraçado ver como encaramos tão diferentemente as coisas. Essas pelo menos.
O facebook é um espaço onde têm desaguado as maiores solidões. Na solidão, as pessoas constroem a imagem que mais gostam. Ou desdobram-se em imagens múltiplas. Isso é uma coisa que o fb permite quase sempre e a vida real quase nunca. Daí o seu enorme sucesso e a sua capacidade de adição.
Depois, há quem o use para propaganda. Política, de obras próprias ou alheias, de mercadorias diversas, sendo um meio barato de a fazer. Daí o seu sucesso também nestas áreas.
Desde que se entenda que é um meio e não uma entidade que ali está, creio que os caminhos não serão preocupantes.
Eu uso-o. Bastante. Para me informar das coisas em geral, para me pôr a par do que diz quem se encontra nos mesmos grupos que eu e nos outros. Para, de uma forma desplicente, dizer bom dia aos amigos (reais) e partilhar umas tantas tretas.
Só assim, neste uso frequente, mas modesto não me irrito com a aurea mediocritas, nem com quaisquer outras coisas menos sensatas ou de muito baixa qualidade.

Bjs

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

não vejo tantas diferenças assim, mas pronto, ainda bem que vês. Tu falaste do que pensas não do que o texto fala, mas obrigada na mesma.

lua vagabunda disse...

Felizmente que há amig@s no facebook. Tenho algumas (poucas) pessoas q assim conheci e me têm dado imensas alegrias, partilhas, amizade honesta e sincera e sobretudo q comigo partilham consciências, estados de alma, novidades públicas e privadas, etc etc.

Para mim é o meu diário. Uso-o como tal. Exponho-me pq assim decidi levar a minha vida nessa rede social.
Por vezes sinto-me incompreendida e desanimo... mas logo passa. Tal como a vida, há que saber esperar, ver, ver mesmo o invisível e sobretudo sorrir.
Provavelmente por uma questão de filosofia de vida que decidi seguir há cerca de 2 anos a esta parte, cada vez me perturba menos o julgamento dos outros. Sinto-me em paz comigo mesma e com uma absoluta certeza do q quero para mim própria e para o mundo que me rodeia.
Nem sempre é fácil... mas "vou levando".

E, fundamentalmente, pq vivo longe e só é mesmo uma forma de saber como vai Portugal e o mundo. E como vão as cabecinhas dos tugas, já agora hehehehehehe

Boa tarde Helenas.

Helena disse...

Sim. Foi isso mesmo que fiz. Achei que podia partilhar o que penso, já que partilhaste comigo o que tu pensas...
:)