sexta-feira, 19 de março de 2010

LIBERTEMOS ENDORFINAS




Apetece-m rir,mas apetece-me também que riam comigo.
Rio agora mais do que antes, porque antes sorria mais do que ria.
O riso liberta e que bom é dar uma boa gargalhada. Não nos fiquemos pelo sorriso apenas.
Um riso puro, de criança ou de adulto que o imita é fantástico!
Rio-me de alegria e felicidade, de prazer e satisfação mas também me rio com vontade com o que vejo na televisão, ainda ontem me ri às gargalhadas com a má disposição e atitude duma parte da bancada do PS, fechando os computadores e do empenhamento do Sr. Presidente da A.R., Jaime Gama, ao ter mandado por três vezes um Secretário de Estado levantar-se e dirigir-se à A.R. e ao seu Presidente em termos formais, para falar.
É maravilhosa a comunicação através do riso, estabelece logo à partida, uma outra interacção e ainda por cima é contagioso.
Há sessões terapêuticas só centradas no riso, já para não falar dos diversos músculos faciais que movimentamos numa boa risada. Por isso, a minha sugestão de hoje é: riam-se, riam-se por tudo e por nada, porque rir faz bem e acumulem o riso à leitura das situações sociais e políticas do país. É também uma forma de sobrevivência.
Quando rimos para alguém, estamos a dizer-lhe que nos estamos a ligar a elas, ficamos felizes e fazê-mo-las felizes.
Quero rir, rir como quando o meu pai me colocava nos seus joelhos, quando eu era criança, me elevava e me fazia cócegas.
O nosso riso activa o sistema cardiovascular e não só, aumenta a pressão arterial, por exemplo.
A raiva e a frustração diminuem a imunidade do nosso sistema, aumentam o colesterol e a frequência dos ataques cardíacos. O riso, pelo contrário, pode promover mudanças hormonais benéficas e libertar transmissores neuroquímicos chamados endorfinas que reduzem a sensibilidade à dor a promovem sensações de prazer e de bem estar.
Mas o que eu gosto mesmo é que me digam que gostam muito de me ouvir rir, em especial, quando se trata de pessoas que eu também gosto muito de ouvir rir.

1 comentário:

SEK disse...

Vamos rir juntos? De nós, dos outros, do mundo?