domingo, 28 de março de 2010

(tal como) ALEXANDRE HERCULANO





Ele escolheu o retiro de Vale de Lobos, eu Entre-os-Rios, trata-se duma imagem recorrente dos desiludidos da política e da governação dos homens, incluindo autarcas.
Alexandre Herculano nasceu há 200 anos (28/3/1810) faz hoje.
O meu pai chamava-se Eurico, devido ao título da sua obra mais conhecida "Eurico o Presbítero".
Herculano passava férias em Penafiel, na quinta duns amigos e eu gosto muito desta terra, do meu pai e da minha avó, em que os meus antepassados se cruzaram com o escritor.
Mudamos muito enquanto nação desde essa época?
Se calhar não.
Cá estamos a repetir falhanços e falsas esperanças de há dois séculos, a nossa tragédia mantém-se. O país continua um altar de gula e cobiça.
Alexandre Herculano era um pensador e historiador importante.
D. Pedro IV nomeou-o bibliotecário da Biblioteca do Porto.
Foi sócio da Academia das Ciências de Lisboa (1852).
Recusou honrarias e condecorações, recusou fazer parte do primeiro Governo da Regeneração, chefiado pelo duque de Saldanha.
Numa carta a Almeida Garrett confessou ser seu desejo ver-se entre quatro serras, dispondo de algumas leiras , umas botas grosseiras e um chapéu de Braga.
Homem frágil e de carácter inquebrantável, dizia: "isto dá vontade de morrer", decepcionado pelo espectáculo da vida pública portuguesa.
Lembro-o hoje aqui como sua grande admiradora. Herança que herdei de minha família paterna que também o admirava.

1 comentário:

SEK disse...

Não é surpresa, mas continua a ser lamentável que não se tenha dado pelo seu bicentenário. Ou terei sido só eu a olhar para o lado?
Obrigado.