sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ASSIM, ASSIM

É raro ouvir-se dizer: Estou bem.
Gosto muito de ouvir esta frase nem que seja de tempos a tempos.
Também de tempos a tempos digo "Estou Bem".
Quando viajo de transportes públicos, o que faço sempre que posso, olho pela janela e vejo lá fora meia cidade a correr, alternando entre casas e árvores e penso no que essas pessoas estão a pensar e como são as suas vidas.
As caras, normalmente, não se apresentam bem dispostas e se lhes lançarmos aquela frase "como vai?", a resposta é invariavelmente 'assim, assim' ou em substituição, 'mais ou menos'.
Tenho a sensação que hoje os olhares que as pessoas deitam umas às outras são mais de medição, olham e medem os outros com preguiçoso desdém.
Quanto mais baixo estiverem na hierarquia social mais diferenças procuram, convencida estou.
Não há IGUALDADE no pensamento das pessoas e desassogadas só pousam na língua censuras. Entre si dizem muito mal e pensam pior e no meio da censura há enormes invejas.
As críticas, com espírito de análise quase inexistem.
E depois há também aqueles/as que perguntam pelo menos três vezes a mesma coisa, antes de se darem por satisfeitos/as com a resposta.
Não sei se quem diz "estou bem" sem mais é para não falarem naquelas coisas que só se tornam graves quando se fala nelas.
Também desconheço se as pessoas que respondem "assim, assim" andam aos ziguezagues ou são de felicidade retorcida, se têm alguma coisa rasgada dentro delas ou apenas esperam mais do mundo.
Afinal o que é que eu sei?
Não sei.

Sem comentários: