domingo, 3 de agosto de 2014

NÃO ESTOU COM A CABEÇA LIVRE PARA CONVERSAS

Tenho muito tempo para pensar e penso.
Nem sempre agarro as pontas ao pensamento, quero dizer, nem sempre o meu pensamento tem qualidade.
Na maioria das vezes é um pensamento superficial e amarelo parecido com o sono do dia, quando não durmo o suficiente de noite, mas vezes há que é profundo.
Não tenho quem me proteja a alma, já morreu quem a vigiava sempre, a cuidava. Tive sorte até nisso, fui uma protegida durante muitos e muitos anos por diversas pessoas, com a minha avó à cabeça, mas matuto muito até esgotar a sabedoria.

A maioria das pessoas não faz declarações de culpa, parecem em constante estado de embriaguez. Atacam as outras umas vezes por ignorância outras, por maldade.

Continuo a achar que o problema maior do mundo é a ausência do amor e de comunicação. Há pessoas que falam todos os dias do amor, da amizade, da partilha, agora com as redes sociais ouve-se muito esta palavra, quase sempre esvaziada de qualquer sentido. Quando as confrontamos com os seus erros, atacam para se safarem. Não têm nada para oferecer, aquilo que dão é uma espécie de mercadoria, querem comprar isto ou aquilo, mas nunca ou quase um pouco de si, raros são os casos e isto porquê? Porque não possuem capacidade de dádiva. Não havendo capacidade para dar também não há para receber e a maioria das pessoas é quase álgida nesta matéria.
Têm quase sempre pousada na língua a censura.

Habituamo-nos a tudo.
Tenho-me habituado até àquelas coisas sorrateiras que chegam umas atrás das outras, de princípio tenho muita dificuldade, bastante mesmo e, torna-se difícil essa adaptação quase obrigatória. Há coisas que são quase insuportáveis como a dor, mas depois tudo se vai entranhando, diluindo, mesmo com as dores a aumentarem.
Arranjam-se estratégias, inventam-se formas, não sei como designar, talvez a palavra correcta seja de suportação, já que não se trata propriamente de adaptação nem mesmo de resignação no sentido cristão do termo, é uma espécie de obrigação a que o Corpo, somático e psíquico se obriga.
Uma desta estratégias é em vez de fazer esticar o tempo, encurtá-lo.

E assim, por este meio, lá tive a primeira conversa do dia, comigo, o que reputo de um bom princípio.

Sem comentários: