sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"BLOGANDO" É UMA ATITUDE




Tornamo-nos personagens de nós próprios. Somos personagens com acção, já não somos só pensadas.
Há narcisismo nesta atitude. Entramos no reino da virtualidade "concreta".
Nós próprios somos a ficção. Colocamos a nossa inteligência e argumento ao serviço da visibilidade e não raro, da mediocridade. Tornamo-nos triviais.
Ao fazê-lo não nos desiludimos, somos mais um entre tantos outros e ver as coisas desta maneira, faz com que entremos na ficção. É como nos filmes de François Truffaut, aquele que considerava "que a vida era muito melhor no cinema e, cada um de nós passa a ser um livro", além de que o computador, a internet, o blog são uma espécie de "second life".
Passamos a ser uma espécie de militantes duma Conta-Corrente, lembrando Vergílio Ferreira e o seu diário metafísico.
Colocamo-nos realmente "en attente", como dizem os franceses, neste mundo que não entendemos nem interpretamos, mas que dele somos criaturas. Eis o paradoxo!

E que interessa se somos de 3ª, 5ª ou 1ª categoria? Vivemos no mundo da complacência e por isso somos autocomplacentes (palavra que até não existe, penso).

2 comentários:

SEK disse...

Pois, tornamos-nos personagens de nós próprios. E qual é o mal? A dose certa de narcisismo é salutar.
Não temos que ser triviais. És um bom exemplo (claro, já li o teu blogue!) desta negação. O anseio pela visibilidade pode ser sedutor e tornar-se tirano, mas, como dizes, "... somos mais um entre tantos outros...", é difícil conseguir a notoriedade, se for isso o pretendido.
Há mais coisas que gostava de escrever, mas já vai longo o comentário. Além do mais, por vezes, parece que te interrogas mais a ti própria do que um possível leitor. A dúvida sistemática é positiva, mas pode ser perturbadora.
E continuo a gostar do que aqui leio.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Agradeço a leitura atenta dos meus "escritos". E como tb. gostei do seu conto, coloquei-o nos meus favoritos.
Os meus cumprimentos