quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PARECEM PAPAGAIOS





Os comentadores políticos portugueses são uma espécime em franca reprodução (neste particular, mais parecidos com coelhos). Todos falam muito e falam sobre tudo, o que é fantástico! Conseguem ser ainda mais surpreendentes que os canais que os "convidam", sejam eles públicos ou privados.

Imagine-se que a SIC notícias ontem à noite fez um bate-papo (de meia em meia-hora fazem um), em que a apresentadora/entrevistadora sem entrevistar, "entrevistando" colegas de profissão, e alguns até do mesmo canal, como é o caso do Sr. fala de tudo e sabe tudo Ricardo Costa, por acaso e só por acaso, irmão do actual presidente da CM Lisboa e nº 2 do PS António Costa, pegou numa notícia do jornal "O SOL" (jornal altamente credível, ao ponto de inventar notícias) e pediu aos seus "convidados" que comentassem a notícia, aceitando-a como certa "à priori".
E é assim que se faz jornalismo em Portugal! Comentando o comentado.
Não investigam, apenas LÊEM AS NOTÍCIAS DUM JORNAL QUALQUER E REPRODUZEM, FAZENDO UM PROGRAMINHA. Isto é alguma coisa?
É, claro que é. Chama-se mau jornalismo.
Dizem-se canal de referência...
Poupam em jornalistas, em comentadores, todos ou quase, são assalariados da mesma empresa de comunicação.

Estes papagaios sem cor, adoram falar, até se atropelam para vomitar o que eles consideram ser a ANÁLISE, a ÚNICA.
Normalmente são todos do mesmo quadrante político, até porque ganham salário e têm que agradar ao patrão. É assim que se faz opinião no nosso país.
Depois o povo vai votar e acha que sabe porque até é fulano de tal disse e está de acordo consigo(povo).
Esqueceram-se que ouviram a tal opinião, sempre a mesma, proferida por várias pessoas e em variadíssimos locais e que têm interesses a defender, quanto mais não seja o seu emprego e o seu grupo de pertença.

Estes nossos comentadores são uns calhaus sem grandeza. Masturbam-se com palavras.Comem alfarroba soprada pelo Atlântico.
Não lhes conhecemos o nome, não sabemos de onde vêm, a não ser pela legenda de rodapé, mas lá estão eles, todos iguais a fazer jus à sua avença, a repetir o que ouviram dizer.
Mudamos de canal, e lá estão eles os papagaios, os comentadores, só diferindo daqueles na cor, já que não são coloridos, são todos P&B, iguais, sempre iguais.
Parecem treinadores de bancada (esses são aos bandos, aos gritos, sentados em cenários cubistas, ganhando e dando dinheiro a ganhar).
Todos eles são procuradores de interesses indígenas.
Alguns, carecas jovens, envelhecidos precocemente com um à-vontade de cágados, passeiam-se nas diversas televisões, a triturar o real, com "análises" intermináveis, caras dramáticas, dizendo o que este e aquele devia fazer e não fez e o que vai ou não fazer.
São fantásticos! Autênticos sucessores, em linha directa, dos bobos da corte, preenchendo os intervalos com momices, sendo que estes faziam rir.
Não trazem mais valia a ninguém, a não ser a eles próprios.

Sem comentários: