domingo, 27 de abril de 2014

INDIVIDUALISMO DE UMBIGO

A maioria dos jovens, dos nossos filhos, só pensa neles.
Tiveram tudo, demos-lhes tudo, nada lhes custou e hoje são gente caiada, azul, a olhar para o umbigo.
A compreensão de compreender é difícil encontrar, de uma forma geral.
Conheço jovens fantásticos, em especial os de aldeia, aquele que alguns da cidade costumam chamar de botas de elástico e atrasados, embora haja jovens citadinos fabulosos.
Tenho amigas que estão sós com os maridos doentes, os filhos aparecem sempre de visita.
A questão que coloco é: o que lhes ensinamos?
Não vou dizer mal e muito menos deitar abaixo a juventude actual, o que estou a dizer é que nós, enquanto pais e enquanto sociedade, que nós a nossa geração, errou. Errou na educação, fundamentalmente.
Espero confiante a evolução natural da espécie humana até que um dia percebam que amanhã são eles os velhos, aqueles que precisarão.
Faz multa falta a cultura, fazem muita falta os ideais. Há muita gente, gente demais a ficar satisfeita por respirar e sobreviver e ficam felizes sem o Saber.
Saber faz comichões.
Antes vivíamos de açaime e queríamos ser livres, agora há gente que faz tudo para o não ser. Talvez andemos todos a ver as coisas ao contrário, como se tivéssemos a cabeça no lugar dos pés

1 comentário:

GL disse...

Aí está uma realidade que não consigo, por mais que me esforce, entender.
Será que a forma como foram criados, os cuidados, o amor, o alisar caminhos lhes roubou o discernimento, a capacidade de amar, pais, avós e, até os próprios filhos? Crianças que ficam nos infantários até estes fecharem? Ou que ficam com os avós, quando para isso ainda têm préstimo? Sim, porque quando não o têm nem são lembrados.
Que geração é esta? A mulher pensa na profissão como objectivo primeiro, o homem, pelo contrário, tem feito, de certa forma, um ajustamento à família e à profissão.
Espero que os filhos, enfim, não se esqueçam do exemplo que os pais lhes deixam.
Desculpe, nem vou reler. Este problema, a forma como os mais idosos são (des)tratados nesta humanissima sociedade é qualquer coisa de intolerável.
Bj