terça-feira, 8 de abril de 2014

BOM DIA PAPA-FIGOS MACHO

Identificação

O macho adulto é fácil de identificar: cabeça e dorso amarelos, asas pretas e bico vermelho. A fêmea é mais
esverdeada e, quando em voo, pode confundir-se com o pica-pau-verde. Apesar de raramente pousar à
vista, o papa-figos faz ouvir com frequência o seu canto aflautado, sendo este muitas vezes o primeiro sinal
da sua presença. Deve, contudo, acautelar-se a possibilidade de se tratar de um
estorninho-preto, que imita
bem o canto do papa-figos.


Abundância e calendário

O papa-figos distribui-se de norte a sul e pode ser considerado
comum na metade interior do território e pouco comum na metade
ocidental.
É um visitante estival que chega bastante tarde ao nosso país: a
maioria dos machos faz-se ouvir a partir de finais de Abril ou início
de Maio e canta até ao princípio de Julho. Parte para África em
Agosto, sendo já raro a partir de Setembro

2 comentários:

GL disse...

Começa a ser hábito contribuir para alimentar o vosso ego, mas é que és mesmo bonito!
Vou contar-te um segredo. No passado sábado fui até ao Alentejo, e sabes o que sucedeu? Fui todo o caminho a tentar identificar os amiguinhos que voavam felizes. Se identifiquei muitos? Não!:(
Resta-me a certeza que ainda tenho muito que aprender.
Dorme bem, lindo.
Ah, e não te esqueças de desejar uma boa noite à nossa Amiga Helena.
Se lhe podes dizer que gostava de saber tanto como ela no que a vós diz respeito? Não, não digas! É que tenho vergonha.:)

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

quem me dera saber alguma coisa, só sei um 'quiquinho' muito pouco, mas costumo preparar-me quando vou a algum sítio e deixo aqui a experiência. Agora com a NET é bem mais fácil. Preparar a viagem, a nível do que queremos ver, sejam árvore, pássaros ou outra coisa qualquer, é fantástico o aproveitamento.
Fico muito contente que tivesse feito esse exercício GL, já ganhei o dia hoje.
A maioria dos pássaros que coloco aqui não são de acesso fácil por essa paragens. Se calhar irei fazer outro exercício depois deste acabar, que é colocar os pássaros visíveis nas regiões, embora venham aqui ao blog poucas pessoas e o investimento que que faria nessa investigação seria demasiado para os interessados, depois vejo.
Um beijo para si e um bom dia. Obrigada