segunda-feira, 21 de outubro de 2013

QUANDO OS OUTROS SE ENCONTRAM AINDA PIOR QUE NÓS

Muitos nos resmoneiam com frases azedas.
Há muita gente em sofrimento e a nossa sabedoria mínima com a idade é suspeitar que isso acontece, tolerar os gáudios e partilhar os desaires.
O desemprego e consequente falta de dinheiro e liberdade põem as pessoas a chasquear umas com as outras. Surgem as depressões em maior número.
Muitos há que se deixam amodorrar em sofás junto à televisão.
Todos nós somos contraditórios, porém nem todos se podem dar a esses luxos.
Há pessoas com muita raiva dentro delas.
Às vezes ficamos cada um de nós, no seu posto de observação a mastigar sem digerir os respectivos pensamentos, a azedar memórias, desejos e medos.
É bom, faz-nos bem compreender os outros. Não aceitar, não é disso que aqui falo, mas compreender e vermo-nos neles, porque estamos lá por certo.
Estamos lá quando não conseguimos dizer, fitando bem nos olhos uma pessoa "Como te admiro, como eu te respeito, como eu gosto de ti, não ligues a esta minha maneira de ser, eu não faço por mal..."
Damos muitas vezes opiniões em câmara rápida. Todos os dias precisamos de sair da mediocridade para onde nos arrastam.
Estendamos ao menos à consciência, as revelações que não fazemos ao mundo, caso contrário corremos o risco de não ver nada, a não ser a nós próprios.
Estou a lembrar-me, meu querido diário, da lei da equivalência das janelas que li há muitos anos nas "Memórias póstumas de Brás Cubas" do M. de Assis e que nunca mais esqueci. Ele dizia que o modo de compensar uma janela é abrir outra afim de podermos arejar a consciência, mais ou menos isto.
A minha reflexão de hoje é válida para isso, para continuar a ver as borboletas, para me consolar dos benefícios, para não esquecer uma coisa que aprendi há muito que é  quando os outros desconversam ou nos apreciam de forma injusta, quando os pensamos erratas pensantes, não devemos esquecer que nós também o somos em certos momentos, até à edição definitiva, embora uns corrijam mais (as) edições do que outros.

Sem comentários: