sexta-feira, 25 de outubro de 2013

RECEITA- COMO SE FAZ UM ELEITOR

Uma aventura inquietante, podia começar com esta frase que me recordo  como nome dum romance de José Rodrigues Miguéis.
Um eleitor faz-se por muitas desinformações e por muitas maridações digo eu, repescando uma palavra há muita lida na literatura de língua espanhola e por certo mal traduzida por mim, quando querem dizer que alguém se está a deixar pressionar por casamenteiras, diz-se que corre o risco de maridar-se.
Um eleitor também corre esse perigo quando se sujeita à audição dos comentadores de serviço nas televisões e rádios deste país, que não são mais que formatadores de opinião de serviço e ao serviço,  falsas alcoviteiras,  intriguistas.
Um eleitor faz-se de muitas impotências, duma acumulação de pormenores que separadamente nada parecem significar, como uma notícia ali, um comentário aqui, mas que de repente, juntos se manifestam num voto.
Muito poucos eleitores formam a sua própria opinião, são conscientes do seu voto, já que passam demasiadas horas a ouvir receitas, sejam elas de futebol, programas de coscuvilhice, telenovelas ou pior do que isso tudo, comentadores políticos, para serem cidadãos dóceis.
Um eleitor faz-se de muita cozedura e costura.
Cozinham-nos os meios de comunicação social assim chamados e principalmente e, torram-nos em lume brando, põem-nos uma colher de açúcar escuro por cima, mais uma laranja madura, uma colher de óleo e dizem-nos que estamos prontos para saborear e ser saboreados, porque só pode provar e ser provado o eleitor votante, uma iguaria mediterrânica. Vamos ser felizes e ficaremos a saber que a escassez e a delícia em si mesmo não são incompatíveis.
Se sobrar algum bocado, deve-se congelar até às próximas eleições. Aí descongelam-te e voltam a levar-te ao lume para te comerem de novo.

2 comentários:

Helena disse...

Chama-se a isso eleitores cozidos e mal pagos!
:)
E seria bem feita! se não fosse um drama real...

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

que poder de síntese Homónima!Valeu :)