sábado, 23 de novembro de 2013

É ASSIM, PORQUE SIM

Eram raras as visitas que faziam ao que pensavam de verdade.
As suas cabeças são um resumo prolixo das fábulas mais em voga.
Gente atascada pelo destino.
Tudo se pensa às avessas. As ilusões voaram.
Não há remédio, é assim porque é assim, dizem... e seguem o seu salvador.
Refiro-me, neste caso, aos súbditos de Mário Soares, esse político português perito em desunião, até na do seu próprio partido.
Um homem com mais de 80 anos costuma purgar as suas culpas, no entanto M.S. faz um caminho contrário. Dá ordem aos achaques para se irem embora e admiravelmente continua a defender a sua fama e faz das desgraças contínuas a sua coroa.
Baila entre as ondas. Anuncia que em matéria de infortúnios tocamos no fundo e parte para mais uma ilha ostentando o seu carisma de herói, querendo provar: "Eu com esta idade é que tenho que salvar este país ou o que resta dele", mais ou menos como a senhora de 90 e tal anos a fazer a sua última colcha de croché para o bisneto que agora nasceu, senão ninguém a fará mais e, ficará recordada pelas colchas de renda, sem contar que agora os netos as vendem na OLX.
É seguido por seres vindos da ilhas empapadas de água, de seres que possivelmente votaram nele para a Presidência da República e que ficam surpreendidos com a precisão do seu sonho não se ter tornado realidade, cidadãos que ao fim e ao resto, votaram Cavaco e contribuíram para o polvo reinar.
MS é e será até morrer, um ser egoísta, um ser que imagina que a Terra ou a superfície do Mar começa a voar em flocos brancos quando lhe põe a mão, um ser mimado. Ressentido com os mais chegados, como o foi com Salgado Zenha, Manuel Alegre e tantos outros.
Um ser que usa uma faca com gume para dentro como fez com o Cunhal. Um ser que não consegue analisar o passado, apenas avança para o futuro para lhe imprimir a sua nota.
Os fiéis que o seguem são os que para se inspirarem na masturbação dos seus sonhos têm a necessidade de segui-lo, necessitam do líder carismático.
Esta pequena multidão de adeptos e fãs, segue-o para todo o lado e voltam sempre ao mesmo barco e volta tudo ao princípio, ficando a própria família socialista mais desunida.
Saem dessas reuniões solenes, de cumprimentos entre gente importante como os crentes duma seita saem felizes, a respirar liberdade.

Sem comentários: