segunda-feira, 24 de março de 2014

BOM DIA, GORAZ

Identificação

É uma garça de dimensão intermédia. O seu pescoço curto confere-lhe um ar atarracado. As asas e o
barrete preto contrastam com o dorso cinzento e com o ventre esbranquiçado. As patas são amarelas e os
olhos são vermelhos. Os juvenis são malhados de castanho e também têm as patas amarelas



Abundância e calendário

Actualmente o goraz é uma espécie muito escassa em Portugal, com uma distribuição muito fragmentada.
O litoral centro e o vale do Tejo, onde se conhecem algumas colónias, constituem as suas principais áreas
de ocorrência. Nidifica colonialmente em árvores, nas imediações de zonas húmidas, em associação com
outras espécies de garças.
É uma espécie estival, que está presente no país sobretudo de Abril a Setembro. Ocasionalmente
observa-se durante o Inverno.


1 comentário:

GL disse...

Valha-me Deus, as preocupações que me vocês me dão!
O que foi desta vez, perguntas tu.
Eu digo, espera.
Fiquei a olhar para a tua fotografia sem perceber que "rabicho" era aquele que tinhas na cabecita. Olhei, mirei, voltei a mirar e...? E nada! Zero.
Vai daí, toca a ir pesquisar. Então não é que o dito "rabicho" - desculpa, vá! - são plumas, que podem ser duas, ou três, e que fazem parte da tua plumagem nupcial!...
Que exagero! Tinhas medo que a(o) amada(o) não te visse?
És demasiadamente bonito(a) para ser rejeitado, sabias?!
Nem imaginas como gostei de te conhecer.
Dorme bem, lindo.