quarta-feira, 26 de março de 2014

ABSORVENDO A VIDA

Estar preparado para nascer as vezes que forem precisas não é fácil, às vezes sentimo-nos velhas(os) e gastos(as), mas na verdade quando vem a Primavera voltamos a nascer. Por muito que nos ordenemos e direitinhos andemos, julgando que controlamos tudo, a vida encarrega-se de nos transbordar, de nos desarrumar e às vezes a vida é tão viva que até parece as chuvas de Verão e ficamos com medo de ir na enxurrada.
Convém esvaziarmo-nos de vez em quando, como se faz com as gavetas, para conseguirmos espaço para mais sonhos.
É difícil sabermos quando as coisas que acontecem nos estão a mudar.
Quase sempre não somos capazes de explicar o que nos está a acontecer a não ser quando os acontecimentos já passaram há muito.
Para quase tudo somos empurrados.
Vivemos neste vaivém, sempre presos aos motivos que justificam as deslocações desses movimentos.
Quando morava e trabalhava na cidade, deslocava-me dum lado para o outro com objectivos específicos. Depois vim morar para o campo, por opção, e colocava a mesma questão diariamente, o que vou fazer hoje?
A questão era sempre a mesma - para que sítio me desloco - e inventava um programa que cumpria escrupulosamente.
Agora estou porque estou. O sentido de utilidade já me diz cada vez menos.
O ser para mim é o mais importante e profundo.
Escuto velhos, gente que podia ser meus pais, a questionar o sentido da utilidade e não raro deprimem, pensando que já não são úteis. É algo que angustia, mesmo só ouvindo.
Saber ir em busca do desconhecido, do imprevisto, não por qualquer tipo de espírito aventureiro, mas tão só porque se absorve o sabor da vida.
A aceitação do imprevisto, da descoberta que cada um vai fazendo é algo que nos rejuvenesce

3 comentários:

Helena disse...

A primavera não se mostra e eu há dias em que me sinto velha...

Beijo de bom dia (ou dia assim assim..).

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

:) não estarás sozinha, Homónima

Beijo

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

:) não estarás sozinha, Homónima

Beijo