terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A CAMINHO DO FUTURO

Estamos vivos!
Estou sentada a mastigar ruidosamente uma maçã, eis a minha prova de vida em 2013, é verdade, saí viva desses teus longos discursos das coisas sem interesse.
Fui capaz de reagir às más notícias, mal ou bem, Seu mata-borrão.
Sei que vais continuar a sugar-me a mim e à maioria dos  meus compatriotas através do teu filho 2014, mas vou combater-te sempre, sempre.
"Como", perguntas, velho e torto 2013. Respondo-te: como vou ao Tibete quando ouço o Sacre de Stravinsky ou recolhendo-me num silêncio tonitruante muitas vezes.
Sabes onde fica a Bitínia? Não sabes, pois não? És um analfabeto.
Ris-te 2013, por saberes que na guerra os fortes submetem os fracos à escravatura e em tempo de paz, os ricos reduzem os pobres à servidão?
Eu também sei o que tu sabes, tu é que não sabes o que eu sei.
Sei que a pobreza se arrasta pelas nossas ruas e praças, tu não a vês, apenas imaginas, eis a diferença.
Dizes-me que o luxo do rico é o alimento do pobre. Eu sei que inculcas cada vez mais essa ideia na cabeça dos pobres e sei que educaste o teu filho 2014 a pensar o mesmo.
Sussurras-me que és decente por me controlar?!! Comediante querias ser, mas não passas de rotariano.
Chamar-te nomes eu, nem penses!
Só chamo nomes a quem gosto e a ti  não tive prazer nenhum em conhecer-te, foram 12 meses a empatar-me.
Agora divertes-te a dizer-me ao ouvido, que falo contigo como se tivesses tido existência.
Não me faças rir, tiveste sim existência, a existência imaginária é existência e tu impuseste-te.
Faltou-te grandeza e mistério. Não possuíste distinção nem carácter.
Fazes-me lembrar aquelas pessoas que quando lhe perguntamos como estão, respondem invariavelmente "está tudo bem", o que significa que está tudo mal.
Não me enganas mais, vais morrer dentro em breve e eu brindo ao teu sucessor, brindo ao Futuro e à Esperança e olha ainda te digo mais neste teu último dia: AS IDEIAS PODEM MUDAR AS COISAS, SE ESTIVERMOS DISPOSTOS A PÔ-LAS EM PRÁTICA.
VIVA O FUTURO!

Sem comentários: