quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DIREITA E ESQUERDA MARCHAR

entrevista feita a mim por mim própria (com informação wikipediana)

O QUE ENTENDES POR DIREITA E ESQUERDA?
São sentidos de orientação.

entrevistadora sorrindo: HÁ GENTE QUE CONFUNDE DIREITA COM ESQUERDA, NÃO HÁ?
Claro, como em tudo, aqui também pode haver patologias. Há gente mal lateralizada, sempre houve.

PORQUE SE CONTINUA A LIGAR À POLITICA ESTE CONCEITO?
Não é de agora, vem da Revolução Francesa, como sabes, desde 1789. Os políticos que se sentavam à direita da presidência parlamentar eram favoráveis ao Antigo Regime, partidários do Rei, por oposição aos partidários da Revolução, que se sentavam à esquerda.

QUANDO COMEÇARAM AS CONFUSÕES ENTRE DIREITA E ESQUERDA?
A partir daí, logo nessa altura, o Barão de Gauville dizia: "Nós começamos a reconhecer uns e outros. Os que são leais ao Rei e à religião  à direita, de modo a evitar os gritos e as indecências dos que se sentam à esquerda. Mas logo nessa altura a Direita se opôs a esta disposição parlamentar porque diziam que os deputados apoiavam interesses particulares ou gerais mas não formavam facções ou partidos políticos.

E ONDE SE SITUA A DIREITA FILOSOFICAMENTE?
Mais ideologicamente do que filosoficamente, situa-se hoje em dia, nos neoliberais, nos conservadores americanos, nos fascistas e reaccionários de todas as classes.

NO ENTANTO HÁ QUEM CONSIDERE QUE A DIREITA E A ESQUERDA ESTÃO MAIS DILUÍDAS E NÃO SE DEVE SEPARÁ-LAS APENAS POR UMA LINHA, O QUE ACHAS DISTO?
Não é de hoje o fenómeno, já no séc. XIX assim era, para não irmos mesmo ao séc. XVIII. Com a Restauração em França (1814/15) os clubes políticos foram de novo formados. A maioria ultra-monarquista escolheu sentar-se à direita, os "Constitucionais" sentaram-se ao centro, enquanto os Independentes sentaram-se do lado esquerdo.
Em 1914, a metade esquerda da legislatura francesa composta por socialistas unificados, republicados socialistas e radicais socialistas, sentavam-se à esquerda enquanto os partidos que foram chamados de "esquerda", sentaram-se agora do lado direito.
Havia pois assimetria na utilização dos termos direita e esquerda. A Direita negava  que o espectro Esquerda-Direita fosse significativo porque o viram como artificial e prejudicial à unidade.
A Esquerda buscava a mudança da Sociedade e já Émile Charter, em 1931 dizia: "Quando as pessoas me perguntavam se a divisão entre partidos de Direita e Esquerda ainda faz sentido, a primeira coisa que me vem à mente é que a pessoa que faz a pergunta não é, certamente, de esquerda".
Hoje, investigadores na área da política, dizem que as ideologias se podem mapear num único eixo Esquerda/Direita, outros dizem que se trata duma redução política, como Friedrich Hayek ou Mário Henrique Simonson.

ACHAS QUE A DIREITA ACTUAL SE APODEROU DE VALORES DA ESQUERDA?
Não é de hoje que isso acontece. No Manifesto do Partido Comunista, Marx dizia que a classe média pertencia à Direita e entendia por classe média, os pequenos fabricantes e comerciantes, artesãos e camponeses. Dizia: não são revolucionários, mas conservadores, mais ainda, reaccionários, pois pretendem fazer girar para trás a roda da História.
Já no  séc. XIX  a questão se colocava.

O QUE ACHAS PESSOALMENTE, CONSIDERAS ESTA QUESTÃO MÍTICA, AFECTIVA?
Considero que a direita se tem vindo a apropriar cada vez mais dos valores da esquerda porque lhe dá jeito, é sempre a direita que fala do sentido redutor do eixo Esquerda/Direita, blábláblá e não ao contrário, embora o partido socialista português já no tempo do Soares metesse o socialismo na gaveta.
Voltando à França que foi aí que tudo começou, a Esquerda tem sido chamada o "partido do movimento" e a Direita "o partido da ordem", mas cada vez mais verificamos que a ordem francesa está no partido socialista que se diz de esquerda, tal como cá.

PORTANTO SE BEM PERCEBO, CONSIDERAS QUE CONTINUA A HAVER UMA DIREITA E UMA ESQUERDA BEM DEFINIDAS?
Evidentemente. Há uma esquerda bem definida, como há uma direita mas nem sempre está nos partidos que a reivindicam.

PODES EXPLICITAR UM POUCO MELHOR?
Claro, por muito marxistas que sejamos e eu sou-o, temos que perceber que as sociedades mudaram. Hoje não há operariado em Portugal, existe muito pouco. A classe média empobreceu drasticamente, estando mesmo ao nível do operariado do séc XX, os proletários, por efeito da emigração, tornaram-se burgueses de cabeça. Evidentemente que não é por ter havido esta troca de classes que o reacionarismo diminuiu nas classes médias, antes pelo contrário, aumentou.
Hoje, são reaccionários os antigos reaccionários mais os novos reaccioinários.
Não havendo operários, não há consciência proletária,  da classe operária e a Direita cresce e fermenta.

O QUE FICA DO LADO OPOSTO?
Pois aí é que está, fica muito pouco. Ficam apenas os conscientes politicamente e intelectualmente de todos os grupos sociais e políticos. Muito mais haveria para dizer, mas devido ao adiantado da hora, ficará para outra vez, sua perguntadorazinha.

3 comentários:

GL disse...

Gostei, aprendi, recordei. Bela entrevista!
Os nossos jornalistas não podem fazer escola com a entrevistada e a entrevistadora?
Fica a sugestão!:))

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Muita simpatia sua. Foi apenas um brincadeirita matinal. Beijo de boa noite

GL disse...

Uma brincadeira onde impera a realidade.
Que bom seria que os senhores que brincam connosco o fizessem com esta lucidez!
Boa noite.