segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DIFERENÇAS QUE PODERIAM NÃO SER

Não  há dúvida que os países do sul são diferentes dos países do Norte, para o bem e para o mal.
No Sul nega-se o tempo, no Norte há uma maior necessidade sempre de saber coisas concretas e essas coisas, no Sul, não são o essencial.
No Norte há maior segurança do que no Sul. Os partidos podem mudar, mas a essência, a estrutura dos países não é tão abalada assim.
No sul há um maior desespero com as fórmulas comuns e os homenzinhos gostam de brilhar em palco.
Tudo isto é o mesmo que dizer que as democracias no Norte são mais antigas que no Sul e que é essa longevidade do sistema que faz toda a diferença.
As pessoas no Sul dão-se uma importância que realmente não têm e o trabalho é encarado de outra maneira.
O fosso que se cravou entre Portugal e a Europa foi tecnológico fundamentalmente na 1ª e 2ª Revoluções Industriais.
As pessoas não são muito diferentes, mas os sistemas políticos e sociais foram-no de há muitas décadas atrás e isso faz toda a diferença.
A quantidade de pessoas que não tem nada no Sul, é algo de aflitivo.
Os regimes totalitários em especial, o de Salazar, fez muitos analfabetos e foi este mundo que semeou estas gerações de agora, que julgam que por terem estudado mais um bocadito, já são doutores e importantes e parecem ter o rei na barriga neste país de licenciados incultos e desinformados, retirando todos os outros que nem sequer estudaram para o ser.
Países em que o consumo é muito superior à produção. Países a que os países do Norte, os que produzem, queriam vender, mas de tanto os empobrecer, ficaram com excesso de produção. A ganância foi muita e não pararam para pensar.
Os países do Sul oscilam em permanência entre o grotesco e o sublime, entre a naturalidade e o mito e agora os do Norte começam a assemelhar-se por razões diversas.
Ainda não aprendemos a olhar-nos de frente. Precisamos de um olhar intenso e urgente, para não termos apenas um olhar angustiado como o de um cão.
Resmoneamos como  de reza se tratasse. Gastamos muito tempo nesta forma de "luta".

Sem comentários: