segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MUNDO ASSUSTADOR, PORQUE ESTÚPIDO

Depois de ter lido o que a Clara Ferreira Alves, jornalista do Expresso, jornal ao serviço do capital nacional, escreveu como resumo dum livro feito por um jornalista americano, publicitando a Amazon e o dono da Amazon, um tal Jeff 'Star Trek' Bezos,  um Belmiro e Alexandre Soares dos Santos  americano, à escala americana  pensa-se global (yankee puro). Sabe algoritmos, coisa com que nunca me entendi, ao contrário dos merceeiros grandes portugueses, aqui há uma enorme diferença, além de não ter nascido no Marco de Canaveses, claro está.
De qualquer modo é assustador esta sociedade digital e o seu aproveitamento.
Comecemos pelo princípio: o que penso sobre o tema e que o resumo da senhora me veio trazer à ordem do dia:
O Sr. Bezos, nascido em 1964 é um americano com universidade feita em Princepton, na Columbia e com formação em engenharia de sistemas, ela não diz, mas deve ser.
É um rapaz que não gosta de ser mandado, não tem paciência para isso, aí tiro-lhe o meu chapéu, porque eu também não. Fez então o seu cursinho, mesmo com o riso alarve que tem como marca, arranjou mulher e até fez 4 filhos, 'no problem', tudo normalzinho se o rapaz não fosse mesmo americano de gema, esperto, até dizem que ele é sobredotado, aí, começa o problema.
Americano e sobredotado, se não mata os colegas na escola secundária e se suicida depois, porque não se sente enraizado e até tem um riso nada normal e começa a trabalhar, que não é dado a passear o cão até aos 39 anos e a cantar na banheira como o nosso queridíssimo Passos Coelho, mas este não tem culpa nenhuma de ser um subproduto português, tal como o outro, um subproduto americano, bem aproveitado pela época digital de que ele é filho.
Começou a trabalhar numa firma, uma tal D.E. Shauw & Co, pioneira no uso de computadores e fórmulas matemáticas para explorar padrões anómalos nos mercados financeiros globais, esta foi a parte que eu mais "gostei", como especialista em redes e sistemas, tinha quase sempre certezas e dormia no gabinete, sendo mal visto pelos colegas. Um yuppy achinesado portanto, achinesado por parte de dormir no gabinete, trabalhava com os mercados difíceis de Londres e Tóquio, chegando a chefe, claríssimo.
Recapitulando, o Sr. Bezos, dono e criador da Amazon é um americano que trabalha que se desunha,  pensando na melhor maneira dos outros não trabalharem. A última foi substituir estafetas e outros trabalhadores por drones.
Está nesta cruzada por dinheiro? Parece que não.Vive sem luxos, aparentemente. Então?
Quer, tal e qual como o Steve Jobs que até morreu, dizer ao mundo que é o maior, o mais visionário.
Dizem que sempre foi sobredotado mas que era expulso dos cinemas  por rir demasiado alto e não respeitar os outros.
Exactamente o Sr. Bezos continua, por certo, a rir muito e a não respeitar os outros, porque é um subproduto da cultura actual americana e daquilo que a digitalização pode causar, os tais danos colaterais. Nada que não soubéssemos antes, mas convém lembrar.
O mais assustador  é que esta cultura americana não está só na América e não acaba no Bezos, vai continuar e continuar, cada vez mais capitalista e mais desenfreada, ao ponto dos próprios mentores nem terem tempo para dormir numa cama.
A Srª Clara Ferreira Alves a " Bezos frustrada" cá do sítio, a que acha que é melhor que os outros e descobre tudo mais rapidamente, engana-se quando diz que o dono da Amazon, um yuppy americano, igual a tantos outros, pretende controlar o tempo e o espaço, criando assim o mito desde já.
O Sr. Jeff é um pobre diabo em que tem o tempo e o espaço a controlá-lo.
Terminou a senhora, copiando de outros, o que ela faz muito bem, já que faz copy-paste das revistas e livros americanos com meia tradução à mistura,  é nisso que se baseia uma grande parte do seu trabalho jornalístico, que o senhor Bezos é bom a minimizar o coeficiente de remorso, quando o pai biológico lhe mandou um e-mail e ele lhe desejou felicidades. Só o fez porque não é parvo e como detentor duma fortuna de 25 milhões de dólares, 12º homem mais rico do mundo, não está para aturar o paizinho que não lhe ligou nenhuma ao longo da vida.
Os Bezositos também têm destas chatices não resolúveis por algoritmos.

Sem comentários: