domingo, 2 de março de 2014

DETESTO FANÁTICOS

Todos os fanáticos deviam ir fazer torresmos no inferno.
Sempre que pressinto um fanático, o cheiro, fico com uma espécie de urticária.
Há pessoas que são verdadeiramente fanáticas. Nem sempre as primeiras palavras que proferem são denunciadoras do seu  estado de espírito crónico. Se queremos que se retratem, precisamos paciência e tempo, isto acontece naquelas que têm uma patine de refinamento.
Mas antes de serem fanáticas também são velhacas. Fazem e trazem ideias velhacas de outrem, mas continuam a empurrar o muro estrambolicamente.
São pessoas altamente conservadoras, embora possam aparentar o contrário e muitas vezes assim estão mascaradas, façam parte do partido mais à direita ou de partidos ditos comunistas.
Possuem uma fé avassaladora em tudo o que os seus lideres dizem e espapaçam-se a cumprir as suas homilias.
Se militantes de algum partido desses, apresentam-se com formas democráticas nos primeiros tempos, por vezes tempos prolongados, mas continuam a dobar meadas à volta das ideias fixas que têm.
Se fossem músicos não passariam da nota dó.
Imiscuem-se em tudo afirmando, jurando a pés juntos que essa característica não é sua mas dos outros, em especial, daqueles que os confrontam.
São superlativos, mas juram que não.
Os fanáticos de todos os matizes estão em franco crescimento e há-os travestidos de tudo e mais alguma coisa. São matizados e coloridos e apresentam-se com várias nuances.
Primeiro começa por ser uma característica de personalidade, depois entra pelo carácter e temperamento adentro.
Normalmente acham-se seres fadados e superiores, proferem grandes e pequenos relambórios, conforme a época é mais ou menos favorável, alguns até se dizem intelectuais, isto é, usando o intelecto, disfarçam-se de simples a maior parte das vezes e, duma forma geral, estão-se ninando para as pessoas em concreto como diria o Malhadinhas do Aquilino.
Estive dois anos num vespeiro destes nos tempos da minha juventude, feliz ou infelizmente sei do que falo.
Não gosto de toda a espécie de fanáticos, mesmo dos que se reivindicam de democratas e simples, i.é, dos falsamente humildes.
A maioria das vezes, todas as regras e lições que evocam e dizem para se cumprir, incumprem-nas.
Andam na fresca da ribeira, como se ouve  nestes sítios, mas moem a paciência a todos os outros.
Em contrapartida gosto de pinheiros e carvalhos que erguem ramos desembaraçados, destes sim eu gosto

Sem comentários: