quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BOM DIA, BICO GROSSUDO

O Bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes) é um passeriforme granívoro, pertencente à família Fringillidae, onde também se incluem Pintassilgos, Tentilhões e Verdelhões. Em Portugal, o Bico-grossudo é o representante de maior dimensão desta família: pode pesar 60g, que é cerca de 3 a 4 vezes mais do que um Pintassilgo, tem um comprimento de 18 cm e uma envergadura que pode ultrapassar os 30 cm. Tem uma cabeça grande, um pescoço largo, um bico extremamente forte, adunco e triangular e uma cauda muito curta. A plumagem é dominada por um castanho avelã, com as costas castanho-escuro e um anel cinzento-claro no pescoço. As asas são preto-azuladas, com um painel branco muito visível em voo, e a ponta da cauda e as infracaudais são brancas. Tem uma mascarilha negra que envolve os olhos e a base do bico. Durante a época de reprodução o bico é preto e durante o resto do ano, amarelo-claro.
Em Portugal, ainda que em densidades aparentemente baixas, a espécie ocorre desde Trás-os-Montes ao Algarve

2 comentários:

GL disse...

Olá, bom dia, Bico-grossudo!
Diz-me, quem te baptizou? Tão bonito e com um nome tão "grosseiro"!
Adiante, não ligues!
Que cores bonitas tens! E mudas a cor do bico na época da reprodução? Já pensaste que quando foste criado nada ficou esquecido?
Agora, não digas nada, isto fica só entre nós, a nossa amiga Helena "esqueceu-se" de dizer onde vives. Se lhe perdoamos? O que te parece? Concordo contigo. Está perdoada!

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

rectificada a falta, perdoada estou :)