sábado, 15 de fevereiro de 2014

ÉTICA E MORAL

Não irei falar do tema, apenas o trouxe à colação para ser discutido.
Um tema que desde sempre me interessou e desde os meus verdes anos, trabalho.
Poderia fazer aqui um brilharete copiando um trabalho académico que realizei no meu curso de Filosofia, mas não vou enfastiar ninguém. Ontem, essa tese caiu-me quase em cima da cabeça quando fui a uma das estantes e disse, de mim para mim, ainda me rachas a cabeça e sorri, porque afinal sempre me "rachou", desde a primeira vez que dei conta que eram coisas diferentes, era eu adolescente.
As pessoas moralistas duma maneira geral, cuidam pouco da ética, têm tendência a abandoná-la, mas a questão séria é que todos nós caímos no moralismo, gostemos ou não dele.
É um tema que me apaixona, em especial observá-lo todos os dias na vida.
Estes dois conceitos confundem-se muito, ainda agora estive a dar uma vista de olhos sobre as suas definições na NET e verifiquei a enorme confusão que grassa.
Mas há que ter em atenção nesta época pejada de moralistas, desde o futebol até à política,  para não cozinhar todas as suas receitas e muito menos comê-las.
Os moralistas normalmente têm remédios para tudo e assumem-se como virtuosos. A Pátria tem fabricado muitos e ainda importa muitos outros.
A espécie humana tem uma natural queda para a maldade e os moralistas não se querem ver banidos na altura da distribuição de recompensas.
Conheci até um santo, de seu nome Jerónimo, que luta contra o pecado.
Há uma fronteira ente ética e moral, mas às vezes é demasiado ténue e não se vê.
Todos temos porém uma hortinha onde cultivamos uma e outra espero, como espero que a Ética seja a mais adubada.

Sem comentários: