sábado, 15 de fevereiro de 2014

BOM DIA, CORVO-MARINHO (na Ria de Aveiro)


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
O Corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo) é uma ave de grande porte, esguia e de plumagem escura. Embora semelhante ao Corvo-marinho-de-crista (Phalacrocorax aristotelis) é maior e mais pesado, com o bico e pescoço mais grossos. Os adultos, em plumagem nupcial, têm o bico alaranjado e manchas brancas conspícuas nas coxas e na zona da garganta e face. As coberturas superiores são de cor castanho-bronze orladas a preto. Nas aves da subespécie sinensis o branco estende-se por todo o pescoço. Os juvenis são castanho-escuro com o ventre esbranquiçado.

DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA
Ocorre nos cinco continentes onde está representado por várias subespécies. No Paleártico tem uma vasta área de distribuição. As áreas de reprodução estendem-se desde as regiões árticas até zonas subtropicais, embora as maiores concentrações se localizem em latitudes médias. A subespécie P. c. carbo está presente no Norte da Europa onde os seus efectivos nidificantes tem conhecido um incremento notável, expandindo a sua população para sul até Espanha e Itália. A subespécie P. c. Sinensis está representada na Europa Central e do Sul.
Em Portugal, onde ocorrem estas duas subespécies, os indivíduos são invernantes e migradores de passagem. A população tem vindo a crescer desde 1990 encontrando-se actualmente em estabilização. A população invernante no nosso país está estimada em cerca de 11000 indivíduos.

1 comentário:

GL disse...

Mas que grande és? E consegues voar, e percorrer grandes distâncias? Não param de me surpreender, meus lindos!
Fiquei muito feliz. Queres saber porquê? Porque o aumento da vossa população continua. Sabes que há espécies em vias de extinção? E isso é muito triste.
Fazes-me um favor? Diz à nossa amiga Helena que lhe estou muito grata por este ensinamento tão completo.
Ah! E dá-lhe um abraço.