segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CONT.II

Rilke (citado por João Moita) - "temos de aceitar a nossa existência, por mais longe que ela chegue; tudo nela tem de ser possível, mesmo o inaudito. É no fundo esta a única forma de coragem que nos é exigida: que encaremos ousadamente o mais estranho, o mais fabuloso e o mais inexplicável"

"a primeira vez que fui a Paris tinha 14 anos. Estava numa cama de hospital e ofereceram-me o livro Paris é uma festa, de Ernest Hemingway. Através desta obra viajei atá à capital francesa e, quinze anos mais tarde, quando realmente visitei Paris pela primeira vez, estive à procura dos sítios que Hemingway descreve no livro. Essa é a importância dum livro" - Ivo Machado

"amor e morte são os temas mais recorrentes de toda a poesia. Funcionam para o poeta como o fogo funciona para o ferreiro, isto é, como o meio que lhe permite dobrar o ferro e moldá-lo. Amor é fogo, mas também carne e dor. É a descoberta do outro, porque o que realmente importa é o mistério do encontro. É do coração que tudo nasce e que é no coração que tudo tende a instalar-se, até o Mal" - Inês Fonseca Santos, jovem poeta

"Ser poeta é condenar-se a uma espécie de purgatório dentro do 0,01 do Orçamento de Estado que sobra para a Cultura, quanto sobra para a poesia? zero. Numa livraria em Lisboa, entrei e procurei pela secção da poesia. Não havia nem um livro. Nada. Porque diabo  insiste um poeta, então, em escrever? Má sina, masoquismo? Não. Um poeta traz-se à perna de si mesmo porque hoje mais do que nunca, o mundo precisa de poesia. Num tempo de abismo como este, o mundo precisa de poetas porque são aqueles que mais se abeiram do abismo. Como é sabido, só quem se abeira do abismo consegue olhar para cima, ver de novo, ver a luz com renovado olhar de espanto" - Pedro Teixeira Neves - jovem poeta

8 comentários:

GL disse...

Bela citação de João Moita. É sempre de recordar Rilke e a sua sábia visão de encarar a vida.
Promissores, os jovens poetas. Aguardemos o seu caminhar.

Continuo a questionar-me (tenho a resposta, a "minha") sobre o grau de dificuldade entre a prosa e a poesia. Sei tratar-se de realidades diferentes, mas quem saiba trabalhar bem a metáfora não estará mais próximo da poesia?
O que lhe parece? Simplista demais a forma como coloco a questão? Talvez! :)
Abraço

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

não sou 'expert' em nada como digo e tenho a certeza, mas em poesia, seguramente que não, mas a minha opinião é que não. Pode-se dominar bem a metáfora e não se estar próximo da poesia. Ser poeta não é ser um bom escritor, é ser algo mais, é ver a vida duma outra maneira, é uma espécie de filosofia de vida, muito mais que o domínio das técnicas de escrita, que terão que existir hoje mais do que nunca, mas pode ter este domínio e não ser um poeta e muito menos bom poeta.
beijinho

GL disse...

Se nos reportarmos a um verdadeiro poeta não posso estar mais de acordo. Esse vai muito para além da técnica da escrita, mas que dizer dos pseudo poetas?
Também não sou "expert", mas vêem/lêm-se coisas que, enfim!...
Dir-me-á que isto não se aplica apenas à poesia. Não, infelizmente não!
Beijinho.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

LEIO MUITO MAIS FICÇÃO DO QUE POESIA, EMBORA TAMBÉM LEIA POESIA, MAS CONFESSO QUE SÓ LEIO BOA POESIA. NÃO COSTUMO PERDER 'GASTAR CERA COM FRACOS DEFUNTOS'.
PASSO A EXPLICAR: O MEU GÉNERO PREFERIDO DE LITERATURA É O ROMANCE E O CONTO, SEGUIDO DE IMEDIATO DO ENSAIO. A POESIA LEIO NOS INTERVALOS OU EM SIMULTÂNEO DESTAS OUTRAS LEITURAS, PORQUE TENHO O DEFEITO DE LER 3 LIVROS AO MESMO TEMPO. COMO TENHO MUITOS LIVROS PARA LER E NÃO TENHO TEMPPO PARA TUDO, VOU SELECCIONANDO, COMO TODA A GENTE, O QUE VOU LENDO E FICA MUITA COISA DE FORA. NÃO TENHO QUALQUER TIPO DE PACHORA PARA LER COISAS QUE NAS DUAS PRIMEIRAS PÁGINAS NÃO ME AGRADAM POR UM MOTIVO OU POR OUTRO, O LIMITE QUE EU DOU É ATÉ À 10ª PÁGINA E ASSIM FICOU MUITO ESCRITOR CONSAGRADO OU NÃO PARA TRÁS. UM DELES FOI O LOBO ANTUNES DE QUEM LI OS PRIMEIROS LIVROS E AGORA NEM UM E ASSIM SUCESSIVAMENTE. A POESIA COMO VEM EM 4ºLUGAR NAS MINHAS ESCOLHAS, SÃO SÓ MESMO OS BONS. AOS 40 ANOS AINDA ME DAVA A ESSE LUXO DE LER COISAS Q UE QUASE NADA ME DIZIAM (UMA AMIGA DIZIA: SE TE PUSEREM A LISTA DOS TELEFONES À FRENTE, TU LÊS TAMBÉM". hoje, COM 62, ABRO UM LIVRO, AGARRA-ME ATÉ À PÁGINA 10, MUITO BEM CONTINUO, NÃO 'AGARRA', FICA DE LADO :). JÁ ME ACONTECEU QUE PASSADO 20 ANOS VOU LER UM LIVRO QUE ABANDONEI HÁ 20 ANOS E ATÉ GOSTO, ACONTECEU-ME COM O "HOMEM UNIDIMENSIONAL", LI-O VÁRIAS VEZES E COMPREENDI-O SEMPRE DE MANEIRAS DIFERENTES. ÀS VEZES TB ME DOU A ESTES LUXOS.
HOJE CONSIGO PERCEBER O QUE É BOM E O QUE É MAU, COMO QUANDO ME DÃO A PROVAR UM VINHO MADURO TINTO. A IDADE TB NOS TRAZ ALGUMAS VANTAGENS. ABRAÇO AMIGO

GL disse...

O tempo(?), a vida, vai-nos aguçando esse lado selectivo, o que tem as suas vantagens, sem duvida.
Oh, mas fiquei tão tristinha? :)
Não gosta do "meu" Lobo Antunes? Vou contar-lhe um segredo. Quando O estou a ler tenho impressão que se me caísse o teto em cima da cabeça não me apercebia. :)
Beijinho.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Deus que é Deus não agrada a todos GL ... :)

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Deus que é Deus não agrada a todos GL ... :)

GL disse...

Claro, tem razão, mas que lamento, lamento! :))