quarta-feira, 28 de março de 2012

AS PALAVRAS

Há palavras que nos degolam, como aquelas que nos dizem, nunca serás isto, nunca serás aquilo, logo na nossa infância ou juventude.

Há outras que nos declaram guerra.

Há as que nos entristecem, aquelas que são injustas e proferidas especialmente por aqueles que nós considera(va)mos amigos.

Há as inofensivas e inúteis. Para mim todas aquelas que não são dignas de nós.

Há palavras vingativas.

Há as avarentas, as que apenas se interessam pelo  número das que são ditas, independentemente do seu valor.

Há palavras chorosas, que perseguem as legendas e não respeitam o ritmo da leitura.

Há palavras fora de moda, velhas que já ninguém as usa, como a honra, a honestidade.

Há palavras envergonhadas, como o amor, a verdade, que quase recusam reconhecer aqueles sentimentos que estão dentro do peito.

Há palavras doces que são afectos  e outras que são estratégias.

Há as vaidosas, que gostam dos discursos e da retórica e que se dedicam a fazer-se ouvir enquanto a humidade da língua durar.

Há as desalinhadas, que se empurram, acotovelam-se, mais levantadas no calor das escaramuças do que no seu prazer da significação.

Há as palavras da função.

Há as lamurientas, as que se encavalitam de tal maneira umas sobre as outras que ninguém consegue decifrá-las.

Há as hesitantes, no início mal pronunciadas, quase sussurradas, as que começam baixinho e que no final dizem: pronto, já disse.

Há palavras sorridentes: Bom Dia, Boa tarde.

Há palavras que gostam de o ser, que se sentem bem, que permanecem e que não se querem despedir como estas agora.

4 comentários:

Helena disse...

"Palavras, palavras, palavras e não só
Palavras para si e palavras para dó
A contas com o nada que swingar o sol-e-dó
Depois a criadagem lava o pé e limpa o pó
A produtividade, ora nem mais, célulazinhas cinzentas
Sempre atentas
E levas pela tromba se não te pões a pau
Num encontrão imediato do 3º grau!"

As palavras podem ser tudo, de facto. Até podem ser... nada!
Beijo matinal, Homónima!

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

Mas que bela surpresa Homónima. Obrigada é mesmo obrigada aqui e um beijo para ti de Bom dia também

António Neves disse...

Apoiado! fçao minhas as palavras da Homónima ! Tenho dito!

beijinho

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

QUE CONTENTE ESTOU POR O ANTÓNIO ME TER VISITADO. É PARCO EM PALAVRAS, MAS EU GOSTEI MUITO. OBRIGADA ANTÓNIO

(não posso deixar aqui o endereço que encontrei nas minhas deambulações, se calhar até já conhece, não sei onde o hei-se deixar, se o deixar no seu blog, saneia-me)