terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

última continuação da continuação (BEST OF)

e digo eu: para a próxima levo gravador. Porquê? Porque se perde imensa coisa, embora muita coisa que é dita  não interesse a ninguém.


"A língua transporta valores, inscrevendo-se no património imaterial da Humanidade. Exemplos: os escravos abrem as vogais; Timor  tem valores dos invasores" - Adriano Moreira

"Não acontece nada em Portugal, mas tudo é feito por uma maioria silenciosa. Há uma Confraria da Imoralidade. O cardeal é  o 1º Ministro, os noviços -secretários de Estado, por exemplo" - João de Melo

"A palavra foi a origem do pensamento. Criação e revelação são a essência da poesia. A Poesia tem um poder subversivo e libertador" - António Gamoneda

"A cultura ocidental atravessa a maior crise que atravessou ate hoje, não propriamente uma crise europeia, é uma crise que vem do centro dum sistema que não tem centro. É uma espécie de crise sem sujeito. Estamos vivendo como uma civilização planetária, num momento de mudança de paradigma. E a cada dez anos é como se mudássemos de cultura, de planeta. A resposta só pode vir do futuro, talvez um anjo insólito como o Benjamim nos traga a chave".  - Eduardo Lourenço

" A poesia é a mais íntima de todas as resistências" - Uberto Stabile

"A poesia é a tentativa de tradução da idealização" - Inês Santos

"A poesia é verdade e como arte é imperfeição" - Luisa Amaral

"A poesia é uma voz única que se exprime sempre de maneira forte e trouxe para a conversa poetas como Fernando Pessoa, José Régio e António Botto - Artur Cruzeiro Seixas

" A nova geração de escritores parece-se com a geração da década de 40 e 50. Portugal mudou e a literatura mudou a partir de 80/90. O leitor mudou e o escritor mudou e vice-versa"- Miguel Real


Editoras representadas (já que este encontro é cada vez mais de editoras que apresentam os seus produtos (livros e escritores que cada vez são menos independentes para escreverem o que querem)

Ed. Sextante
Ed. Caminho
Ed. Don Quixote
Porto Editora
Ed. Quasi

e deve haver mais, estas são as que me apercebi à primeira vista

Nota pessoalíssima: Este Encontro como todos os outros do género, são fundamentalmente para publicitar autores e livros. O público curioso é o potencial comprador, servindo de teste/barómetro para novas literaturas e novos escritores a lançar, etc.
Se se tratasse de moda, digamos que seria a nova Colecção Primavera/Verão para os editores e para o livreiro de serviço (= banca de livros exposta no local) ainda acrescentam a  componente escoamento de stock, já que os livros que aqui vendem dos autores, mesmo que sejam do princípio da sua carreira literária têm um custo actualizado.
 

2 comentários:

GL disse...

Antes de mais, o agradecimento pela partilha. Assim ficámos a saber o que por lá se passou e, o que não é irrelevante, com a "papinha" feita.:)
Dos excertos que transcreve uma referência muito especial para Adriano Moreira, um Homem que não pára de me deslumbrar. Atentemos, apenas, nos exemplos que refere como justificativo da lingua enquanto património imaterial da Humanidade.
António Gamoneda considera que a "palavra foi a origem do pensamento".
Fiquei a pensar. Mesmo inserido no contexto subsequente surge a questão: não teria sido o inverso? Uma afirmação que remete para a origem da galinha e do ovo.
Eduardo Lourenço e a sua análise, como sempre lúcida, e com o seu quê de ironia.
Em síntese, o balanço parece ser positivo.
Para a próxima levar um gravador? Uma ajuda preciosa, sem dúvida! A forma mais eficaz, e simples, de separar o trigo do joio.
Uma vez mais muito obrigada.
Abraço.

lenço de papel; cabide de simplicidades disse...

SE SERVIU PARA ALGUMA COISA FICO CONTENTE. PENSO QUE DEU UMA IMAGEM, MAIS OU MENOS PÁLIDA, DO QUE SE PASSOU NAQUELE LOCAL, DURANTE AQUELES DIAS.
ABRAÇO